O GDF Mais Perto do Cidadão, programa da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), deu continuidade, neste sábado (11), a diversos serviços gratuitos à comunidade de Sobradinho. Com início na sexta-feira, 10, a primeira edição do ano contou com espaços para inscrição no programa Casamento Comunitário e para curso destinado às grávidas e mães de recém-nascidos, pelo projeto Nasce uma Estrela. Também foram ofertados atendimentos do Na Hora e da Polícia Civil, além de serviços oferecidos por outros órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF). O evento contou com a presença da governadora em exercício, Celina Leão.
Na ação, foi criado um espaço exclusivo para inscrição do programa Casamento Comunitário, iniciativa da pasta que, este ano, promoverá a união de papel passado para 600 casais. Uma equipe da Sejus esteve no local para orientar os casais sobre os documentos necessários e como proceder para uma inscrição de maneira bem rápida.
A moradora de Sobradinho, Edna Souza, 51, foi uma das pessoas a aproveitar a oportunidade de realizar o sonho da filha. “Como ela não pôde vir, me encarreguei de fazer a inscrição. Agora só aguardar o dia do casamento”, comemorou. O atendimento de toda equipe agradou a dona de casa. “Todos foram muito atenciosos. Serviço muito bom”, aprovou.
Outras atividades foram ofertadas como cuidados para os pets, apresentações artísticas, atividades para crianças, ações voltadas para beleza e bem-estar e um estande do Direito Delas, programa da Sejus que dá orientações para a prevenção de violência contra as mulheres.
“Eu fico muito feliz que toda vez que venho para o GDF Mais Perto do Cidadão, vejo um espaço cada vez mais organizado e mais estruturado para receber a população e para dar condições para os servidores e voluntários poderem trabalhar também e prestar o melhor serviço”, observou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Outra novidade no GDF Mais Perto do Cidadão foi o projeto Varal Solidário, bazar gratuito promovido pela Sejus para garantir acesso à comunidade a roupas, sapatos e acessórios. Raimunda Bueno foi uma das beneficiadas com a proposta e renovou o guarda roupa dela e da neta. “Achei muito bom. Tudo de graça, é só escolher e pegar”, disse animada. Durante o evento, a moradora de Sobradinho 2 também aproveitou para agendar consulta gratuita com psicólogo.