O Hospital Anchieta, localizado na região de Taguatinga, inaugurou o Centro de Robótica, no último dia 18. A aquisição do Robô Da Vinci X representa um marco histórico para a medicina na região, promovendo avanços tecnológicos e inovação que prometem revolucionar os procedimentos médicos e cirúrgicos realizados na instituição.
A tecnologia vai atender pacientes elegíveis de Taguatinga, Ceilândia e Goiânia, consolidando a o Grupo Kora Saúde, do qual a rede Anchieta faz parte, como referência no atendimento de alta complexidade no Centro-Oeste. Além disso, a tecnologia permite a realização de procedimentos precisos e minimamente invasivos, o que resulta em mais qualidade para os pacientes.
“A implantação do robô, que é uma tecnologia que vem apoiar no processo de assistência de qualidade menos invasiva, promove uma recuperação mais rápida e um desfecho melhor pra pacientes”, ressalta o diretor do grupo Kora para o Centro-Oeste, Luiz Márcio Araujo Ramos.
*Tecnologia robótica*
A tecnologia robótica empregada na medicina repete os movimentos do cirurgião, refinando esses movimentos e garantindo uma melhor precisão além de oferecer para o cirurgião uma visão em três dimensões e com uma definição muito maior.
O urologista e coordenador do programa de cirurgia robótica do Hospital Anchieta, Rafael Maurmo, enumera alguns benefícios para os pacientes: “cortes menores, menos sangramentos, menor dor pós-operatória e menor tempo de internação são apenas alguns deles”. “Além disso, é uma cirurgia mais eficiente, com movimentos mais precisos e uma visão tridimensional”, explica o cirurgião.
“Atualmente, a especialidade que mais usa cirurgia robótica é a urologia”, pontua o especialista. Ele explica que os movimentos mais precisos, especialmente na retirada do câncer de próstata, diminuem as complicações mais temidas: a incontinência urinária (perda de urina involuntária) e a impotência sexual.
Rafael Maurmo conta que outras cirurgias também vêm sendo feitas com muito sucesso com o robô: bariátrica, cirurgias ginecológicas (como endometriose) e até mesmo cirurgias cardíacas.
A primeira cirurgia que feita no Anchieta foi em um paciente que já fez uma cirurgia de próstata que deixou sequelas importantes e, agora, está com um tumor de rim, que será retirado pelo robô Da Vinci. “Nesses casos, a gente consegue extrair só o tumor, preservando o rim, o que não seria possível em uma cirurgia tradicional”, ressalta Maurmo.
Também já está prevista para breve uma prostatectomia radical, que é a retirada da próstata do paciente. Para o coordenador, “uma das coisas que deixa a gente muito feliz é quando conseguimos fazer a extração da próstata na robótica mantendo preservada a qualidade de vida do paciente, bem como sua vida sexual”.
“A tecnologia que está sendo oferecida para os pacientes da região, para a população da região é o que há de mais moderno no mundo em relação à cirurgia minimamente invasiva. Estamos oferecendo aqui a mesma cirurgia que é realizada em São Paulo ou nos Estados Unidos”, concluiu o Dr. Rafael Maurmo.
Vantagens da cirurgia robótica para pacientes[RT1] :
• Mais segurança
• Mais precisão
• Menor tempo de cirurgia
• Elevação das taxas de sucesso cirúrgico e redução dos riscos intra e pós-
operatórios
• Menos dor e sangramento no pós-operatório
• Recuperação mais rápida
• Menos tempo de internação
[RT1]Favor inserir um BOX na matéria