Com a pandemia do novo coronavírus se alastrando pelo mundo, é necessário cooperação de pessoas, empresas, governo e entidades do terceiro setor para garantir uma recuperação econômica e social mais rápida após a crise. Ciente da gravidade do problema e com a intenção de seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Centro Universitário IESB enumerou uma série de medidas para auxiliar os alunos e ajudar todos a passarem pelo período de isolamento e quarentena ilesos, sem perder o ano letivo. Além das aulas remotas, planos de desconto também serão disponibilizados pela instituição para quem tiver sido prejudicado economicamente pelo alastramento do vírus.
“Hoje, o nosso grande objetivo é terminarmos o semestre letivo com o menor impacto possível para o aprendizado dos estudantes e com tranquilidade para as pessoas que trabalham pelo IESB”, escreveu a reitoria, em comunicado oficial.
Serão concedidos descontos de 10% a 90% nas mensalidades de abril, maio e junho de 2020, para quem teve a renda reduzida ou completamente impactada pelas medidas de distanciamento social. Para acessar o auxílio financeiro, basta acessar o Aluno Online (plataforma para contato dos alunos com o IESB), solicitar o desconto e comprovar com os documentos solicitados a necessidade da redução no valor pago por mês.
Além disso, o IESB também preparou uma série de medidas técnicas para que as aulas remotas concedidas nesse período sejam a melhor experiência possível para o aluno. Planos de ensino foram adaptados com medidas de contingência e datas de reposição para atividades educacionais. Todas as mudanças foram amplamente debatidas e aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do IESB.
As aulas remotas são realizadas pela plataforma LMS Blackboard e Collaborate (ferramenta de videoconferência). O aluno também tem acesso a atendimento direto online pelas Centrais de Atendimento Acadêmico e Financeiro.
Estrutura
Para amenizar qualquer dificuldade técnica que os estudantes da instituição possam ter, o IESB realiza o empréstimo de computadores e livros por método drive-thru, ou seja, evitando o contato humano e a possível proliferação do Sars – cov – 2.
As atividades do Núcleo de Apoio e Atenção ao Discente e Egresso (NAADE) também foram reestruturadas com encontros de acolhimento e atividades planejadas para acontecerem remotamente, além de ações específicas de inclusão dos estudantes com deficiência na nova metodologia de ensino. Assim como o NAADE, o IESB em Ação, Programa de Responsabilidade Social da Instituição, também está adaptando as atividades.
Cientes da dificuldade da situação, mas com certeza de um cenário próspero e positivo para os próximos meses, a instituição recomenda: FIQUE EM CASA!