No último sábado (01/02), sob uma chuva fina, mais de vinte mil atletas participaram da 52ª edição da tradicional Corrida de Reis. Entre eles, o animado grupo de colaboradores do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal, que fazem parte do Clube de Corrida do IgesDF e que enfrentaram os percursos de 6 km e 10 km com muita determinação e espírito esportivo.
Segundo Paula Paiva, chefe do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NUQVT), a participação do grupo foi bastante intensa, já desde o momento das inscrições. “Minutos antes de abrirem as inscrições, todo mundo ficou movimentando o grupo, incentivando uns aos outros para tentar uma inscrição, porque a Corrida de Reis é super disputada. Ficou aquela tensão atualizando a página para a gente conseguir garantir a nossa vaga”, conta.
Entre os participantes do Clube de Corrida estavam profissionais de diversas áreas do IgesDF, como a técnica de enfermagem, Suze Santana de Carvalho; a analista Karla Mayara dos Santos Moraes; a assessora técnica Flávia Miranda de Jesus; a assistente administrativa Cleomaria Souza; o técnico de enfermagem Nazildo Talisson de Oliveira Lima; a farmacêutica clínica Bruna Evelin; a enfermeira Maria das Dores Bias; o técnico de enfermagem Robert de Oliveira Lima e a enfermeira Jaciara Tavares.
Para muitos, a corrida teve um significado especial. Flávia Miranda, por exemplo, compartilhou sua história de superação. “Ano passado fizemos uma meta de correr quatro corridas. A Karlinha nos inscreveu na Corrida de Reis para os 6 km. Como eu nunca tinha corrido, me deu muito medo. Então, nesses primeiros 6 km, uma parte foi andando e outra correndo, mas com muita dificuldade. Por isso, tenho um amor especial pela Corrida de Reis. O que era para ser quatro corridas no ano se transformou em vinte. E para estrear os 10 km, fiz questão que fosse na Corrida de Reis. Me emocionei bastante por ter completado a prova. Foi uma superação muito grande para mim”, relata.
Apesar da chuva, o clima era de motivação entre os corredores. “A chuva não desanimou ninguém. Estava todo mundo a fim de chegar ao final da corrida, independente de ser caminhando ou correndo. O foco era participar e motivar os outros colegas que ainda não praticam nenhuma atividade física a começarem”, destaca Paula Paiva.
Para 2025, os membros do Clube de Corrida do IgesDF já traçaram um cronograma de participação em diversas provas ao longo do ano. “A ideia é participar do maior número possível de corridas. Algumas serão gratuitas, outras pagas, e estamos buscando parcerias para conseguir descontos para os integrantes. Já temos um cupom de desconto para as corridas organizadas pela Brasil Corridas e estamos tentando outras parcerias”, explica Paula.
Ao final, Paula deixa o convite para novos interessados: “Para quem ainda não conhece o Clube de Corrida do IgesDF, venha conhecer e participar com a gente. É um movimento super bacana de busca pela saúde, de promoção da qualidade de vida física e mental. Nosso corpo é reflexo de como está a nossa mente, e a galera do clube está sempre compartilhando informações sobre alimentação saudável, treino e bem-estar. Nada melhor do que cuidar do corpo e da mente ao mesmo tempo”, finaliza.
texto por Bruno Laganá
fotos: Divulgação/IgesDF