O Governo do Distrito Federal convocou todos os conselheiros tutelares para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Os profissionais começaram a ser vacinados na segunda-feira (26/04).
A deputada distrital Jaqueline Silva (PTB), que é defensora da categoria e tem articulado melhorias, como a extensão de Conselhos Tutelares para todas as regiões do DF, comemorou a conquista: “Valeu a pena a nossa batalha pela vacinação destes profissionais”, publicou a parlamentar em suas redes sociais.
Jaqueline Silva acompanhou os conselheiros no ato de entrega, ao governador Ibaneis, do documento que solicitou a inclusão dos profissionais no grupo prioritário e apresentou dados que comprovavam a urgência na vacinação. A manifestação aconteceu no dia 7 de abril, um dia após a morte da conselheira Irailma Ribeiro, 36 anos, que estava grávida e foi infectada com a Covid-19.
A deputada também já havia manifestado sua preocupação durante sessão parlamentar remota da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Na ocasião, Jaqueline Silva pediu ao GDF e às secretarias de Saúde e Justiça, que intervisse na causa, e lembrou que, no dia 5 de março, enviou aos órgãos um ofício solicitando posicionamento diante da situação. “Essa categoria tem que ser tratada como prioridade. Eles não têm condições de interromper os seus trabalhos. Pelo contrário. Com o isolamento social, as demandas só aumentaram”, disse a parlamentar.
Os conselheiros tutelares Lívia Ribeiro, Guilherme Costa e Yara Maria expressaram sua gratidão ao tomarem a vacina. Eles agradeceram ao apoio e luta da deputada distrital Jaqueline Silva e comemoraram a oportunidade da imunização.