O Censo 2022 do IBGE revelou que Brasília, em 12 anos, superou duas grandes capitais brasileiras em número de habitantes, Salvador e Belo Horizonte. Com uma população de 2,8 milhões de habitantes, a capital federal possui hoje a terceira maior população do País entre as cidades e, ainda segundo o levantamento nacional, é a segunda que mais ganhou moradores no Brasil, nesses últimos 12 anos, com 246.908 novos habitantes a mais no período. Nesse quesito, Brasília ficou atrás apenas de Manaus, que nos últimos 12 anos ganhou mais de 261 mil novos habitantes, mas ficou à frente de São Paulo, que recebeu 197.742 moradores a mais no mesmo período.
Os mais recentes dados do IBGE também revelam que Brasília ancorou um forte crescimento das cidades em seu entorno, como por exemplo, o município de Valparaíso, que hoje chega a 198.861 habitantes, um aumento de 51,68% em comparação com o Censo de 2010. Mas antes mesmo da conclusão do Censo de 2022, esse forte fluxo populacional para o Distrito Federal e seu entorno, registrado na última década, já era percebido pelo setor imobiliário, tanto que nos últimos anos foram vários os lançamentos em cidades próximas à capital federal e que abriga uma população que possui uma forte ligação com Brasília.
Com uma população de 3.821.116 pessoas em 2022, a região do Entorno do DF é hoje a quarta maior concentração populacional do País e, para abrigar toda essa gente, cidades que circundam Brasília recebem empreendimentos imobiliários, não só em grande quantidade, mas também com alta qualidade. É o caso do Reserva do Vale, um mega empreendimento imobiliário que promete abrigar cerca de 50 mil famílias.
O empreendimento, da Plano Urbano Construtora, traz em seu projeto urbanístico o conceito de “cidade criativa”. Com 56 alqueires, ou 2,35 milhões de metros quadrados de extensão, o empreendimento possui uma área equivalente a 80% do tamanho da cidade de Águas Claras, também na região do Entorno do DF.
De acordo com o diretor comercial do Reserva do Vale, Cleberson Marques, esse é o maior projeto imobiliário da região do Entorno do DF, o que inclui condomínios horizontais, verticais, parques e street malls. “Ele ainda traz uma junção de elementos de cidade inteligente e de cidade criativa, que serão utilizadas como ferramentas para transformar a forma que as pessoas vivem, moram, convivem e consomem”, esclarece Cleberson Marques.