Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Como os festivais gastronômicos ajudam a impulsionar a economia local em Brasília

Os festivais e eventos gastronômicos têm desempenhado um papel essencial na economia local dos bares e restaurantes na capital, que ainda sofrem com os efeitos da crise pós-pandemia. Aliados a uma tendência de mercado onde o público está mais exigente e em busca de novas experiências, essas ações contribuem para gerar uma novidade no mercado e atrair o público, além de fomentar o turismo.
 

Entre os mais variados festivais que a cidade recebeu neste ano de 2023, dois deles se destacam: Restaurant Week e Burger Gourmet. O primeiro deles já possui uma longa história com a cidade, são 15 anos contribuindo para a evolução e democratização da boa gastronomia brasiliense, capacitando e desfiando os restaurantes a cada semestre a criarem um menu com pelo menos duas opções de entrada, pratos principais e sobremesas, para cada período (almoço e jantar), sendo vendido a um preço fixo que varia de R$ 54,90 a R$ 149, com um detalhe bem importante: as criações tem que ser inéditas.
 

Enquanto o segundo, que também é do grupo Brasil Restaurant Week, é o Burger Gourmet, voltado para as hamburguerias, onde segue uma premissa semelhante ao do evento com os restaurantes, propondo aos estabelecimentos a criarem novas opções com preços especiais.

“Ambos os festivais vão muito além de oferecer uma experiência de custo benefício, aliado a novidade. Eles são uma plataforma de inclusão e de oportunidade dos estabelecimentos de alcançarem e fidelizar novos públicos a partir da nossa grande comunicação, bem como poderem aumentar seu ticket médio de venda com ações de marketing e vendas agregadas. Fora isso, outra grande oportunidade é o contato deles com as marcas que patrocinam o festival, onde podem vir a receber ações de marketing, de desconto em compra de produtos, e até mesmo consolidar essa relação para além do período do festival”, explica Fernando Reis, idealizador da Restaurant Week no Brasil.
 
Mais de R$ 50 milhões de reais injetados na economia

Tendo realizado três festivais neste ano na capital – dois Brasília Restaurant Week, nos meses de fevereiro e agosto, e um Burger Gourmet, em maio, a organização estima ter contribuído com uma injeção de mais de R$ 50 milhões de reais no setor, lucro este totalmente dos estabelecimentos participantes, angariado pela venda dos menus especiais criados para o festival.


Tal atratividade e sucesso se dá pela comunicação em parceria com os grandes grupos de mídia, influenciadores, apoio de marcas locais e nacionais, além do apoio do poder público (Secretaria de Turismo do Distrito Federal), e de associações como Abrasel e Sindhobar.


“Os festivais gastronômicos tem seu mérito, mas é importante destacar o quanto os restaurantes se especializaram e capacitaram seus profissionais aqui em Brasília. Hoje somos considerados o terceiro maior polo gastronômico do país, então o mercado tende a crescer ainda mais, atraindo muito mais incentivos para o setor, desde as ações públicas, a investimentos de grandes marcas privadas. Logo, o calendário gastronômico local tende a crescer ainda mais, o que é extremamente positivo”, enaltece Matheus Dantas, um dos organizadores da Restaurant Week e Burger Gourmet.
 

Bife Ancho
Divulgação Barbacoa


Além desses festivais, outros eventos também têm movimentado a cidade nos últimos anos, como Comida di Buteco, Taste Festival, Brasil Sabor, Coffee Week, entre outros, contribuindo para a promoção da diversidade culinária e o desenvolvimento econômico. Para Jael Antônio da Silva, presidente do Sindhobar Sindhobar (Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília) “os festivais de gastronomia não apenas atraem visitantes, mas também impulsionam a economia local e proporcionam uma plataforma para que os restaurantes alcancem novos públicos.”


Edição recorde

O último festival da organização no ano foi a 30º Brasília Restaurant Week, iniciada em 8 de agosto, e que se encerra neste domingo (8). Com um recorde de mais de 150 restaurantes participando, o evento está prestes a superar o número de menus vendidos e o faturamento da última edição. Reis comenta: “dado as estimativas, vamos bater o número de mais de 300 mil menus vendidos, e com isso ter gerado de faturamento mais de R$ 30 milhões no caixa destes mais de 150 restaurantes participantes. Esses números não apenas celebram o sucesso do festival, mas também evidenciam sua importância para o cenário gastronômico de Brasília.”


Com menus exclusivos com entrada, prato principal e sobremesa, com preços que variam de R$ 54,90 a R$ 149, a 30ª Brasília Restaurant Week, é apoiado pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal, e tem patrocínio da marca We Super Ooh, apoio do Mané Mercado e do Venâncio Shopping, além de apoio institucional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), da Fecomércio-DF, do Senac, do Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhobar) e da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL DF). Vale destacar que os menus de alguns restaurantes têm harmonização sugerida com vinhos da importadora Del Maipo.
 

Foto por mrsiraphol
Divulgação Freepik

A cada edição da RW, é tradição que os clientes sejam convidados a doar R$ 2 por menu, valor destinado para a organização não governamental Amigos da Vida, que cuida de crianças portadoras do vírus HIV e constrói brinquedotecas em hospitais públicos do Distrito Federal. Conheça mais em @ongamigosdavida.

30ª Brasília Restaurant Week

Quando: 08 de agosto a 08 de setembro

Valores:

Menu Tradicional: R$ 54,90 almoço e R$ 69,90 jantar

Menu Plus: R$ 68,90 almoço e R$ 89,90 jantar

Menu Premium: R$ 89 almoço e R$ 109 jantar

Menu Diamond: R$ 109 almoço e R$ 149 jantar

Conheça os restaurantes participantes pelo site

Mais informações e novidades em @restaurantweekbrasil