Sabe-se que em dias chuvosos há acúmulo de água, seja em objetos, plantas calhas, entre outros. E água parada, independentemente se estiver limpa ou suja, é local propício para que o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya se prolifere.
Para que o combate a dengue seja eficaz, é importante entender que é um dever de todos evitar o acúmulo de água parada tanto nas residências como em comércios e em locais nas proximidades desses.
A prevenção contra as doenças causadas pelo mosquito começa combatendo os focos, estes são:
– Garrafas PET ou de vidro abertas, lajes que empoça a água, vasos sanitários em desuso, piscinas sem tratamento, geladeiras e ar-condicionado com coletores de água que não recebem higienização, calhas sujas, cacos de vidro em muros, recipientes vazios, pratos de vasos de plantas vazios, plantas que acumulam água, buracos ou furos em pisos que empoça a água, caixas de água, cisternas ou poços destampados, objetos para decoração que se utiliza água, lixo e entulhos, como pneus velhos.
Lembre-se, periodicamente em Águas Lindas de Goiás, os agentes comunitários de saúde realizam visitas nas casas para fazer vistoria. Para sua segurança, certifique-se que o profissional está usando uniforme e se a visita está acontecendo em horário comercial.
Havendo cuidado para que não haja focos de proliferação do mosquito da dengue, a segurança da saúde será resguardada. Previna-se, verifique se há focos na residência.
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: ASCOM