O Índice de Confiança do Empresário do Comércio do Distrito Federal (Icec-DF) registrou queda de 6,7 pontos em julho na comparação com junho deste ano, fixando-se em 110,4 pontos. Já em relação ao mesmo período do ano passado, o índice apresentou crescimento de 2,8 pontos. É o que mostra a pesquisa divulgada pela Fecomércio-DF – valores acima de 100 indicam otimismo por parte dos empresários.
O vice-presidente da Fecomércio-DF, Edson de Castro, destaca que apesar da alta em comparação com 2017, o índice poderia estar maior se não fosse o cenário político confuso e a situação quanto às expectativas para o crescimento da economia. “Existe uma elevada incerteza, tanto por parte do empresário quanto do consumidor, com o futuro da economia por causa do quadro eleitoral. Outro fator que pode ter sido preponderante para a queda do índice foi a baixa procura dos clientes durante a Copa do Mundo, que acabou tendo um resultado abaixo do esperado pelos empresários”, diz Edson.
Ainda de acordo com a pesquisa, o componente que mede as expectativas dos comerciantes com as condições atuais da economia registrou recuo de 2,5% na variação mensal. A expectativa em relação ao comércio também teve queda na comparação com junho, de 2,3%. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) detecta as tendências do setor, do ponto de vista do empresário e sua amostra é composta por aproximadamente seis mil empresas. Os índices são apurados mensalmente, apresentando resultados que variam de zero a 200 pontos.