Entregas, serviços e trabalho em domicílio ganharam destaque no período pandêmico que vivenciamos recentemente. Porém, alguns serviços que já eram comuns foram fortalecidos e devem ganhar ainda mais espaço em 2024. É o caso do atendimento veterinário domiciliar, como preveem executivos do segmento.
“Atualmente, a grande maioria dos pets é tratada como membro da família, recebe maior cuidado com a saúde física e tem suas necessidades emocionais compreendidas. No serviço domiciliar, o médico-veterinário acaba desempenhando o papel de ‘médico de família’, avaliando a saúde do animal de forma holística, o ambiente em que ele vive e a rotina familiar. Tudo isso sem que o pet sofra com o estresse de sair do seu lar e trazendo conveniência ao tutor”, explica o Head Latam e Diretor-Geral da VetFamily no Brasil, Henry Berger.
Principais vantagens dessa tendência em atendimento:
- Bem-estar animal
O atendimento domiciliar é, muitas vezes, a única alternativa para consulta de felinos, cães de grande porte, pets pouco sociáveis ou muito medrosos, lares com muitos pets e animais com necessidades especiais. Sair do seu ambiente já é um fator de estresse para boa parte desses animais, além do manejo de um pet com dificuldades de locomoção, com dor ou que é mais agressivo e precisa usar focinheira. O trajeto de carro, a recepção de um consultório com outros animais e o ambiente diferente causam estresse que pode, inclusive, comprometer ainda mais a saúde ou alterar sinais vitais momentaneamente, interferindo na avaliação do médico-veterinário.
- Prevenção avançada
O atendimento domiciliar permite um olhar aprofundado na prevenção de doenças e de condições crônicas que poderiam acometer os pets caso não fossem acompanhados de forma tão próxima. Adicionalmente, o médico-veterinário também consegue analisar aspectos do ambiente em que vive o pet, os quais poderiam interferir na sua saúde, como espaço para atividade física e mental, tipos de piso da residência que podem impactar na locomoção do pet, personalidade dos outros animais da casa, por exemplo.
Além disso, os médicos-veterinários também já podem contar com equipamentos diagnósticos portáteis de alta qualidade para complementar a avaliação dos pacientes, como aparelhos de ultrassonografia, hematologia, uroanálise e outros, proporcionando maior conforto e qualidade assistencial para os animais.
Outra possibilidade é o tutor complementar o tratamento do seu animal com diversas especialidades médicas como fisioterapia, geriatria, pediatria, entre outros, e optar por um tratamento holístico do pet, como a Medicina Integrativa (acupuntura, quiropraxia, fitoterapia, etc).
- Praticidade e conveniência para o tutor
Economia de tempo e custos com deslocamento são fatores relevantes para os tutores, sobretudo nas grandes cidades. Para lares com mais de um animal é possível coordenar os atendimentos preventivos para todos em uma única consulta. Já para animais com dificuldade de locomoção ou em tratamento prolongado é uma alternativa para que possa receber os cuidados em casa.
- One Health ou Saúde Única
O conceito que reconhece a interdependência entre a saúde humana, animal e ambiental vem ganhando cada vez mais espaço e relevância, especialmente por fazer da prevenção o caminho para evitar zoonoses e proporcionar mais saúde e segurança para todos. No contexto do atendimento domiciliar, o médico-veterinário tem a vantagem de poder avaliar o ambiente em que o animal vive e explicar de forma mais aprofundada os impactos da saúde e dos cuidados preventivos com o animal na saúde de toda a família e da comunidade.
Mesmo com tantas vantagens, o atendimento presencial é necessário em diversas situações. “A consulta domiciliar é uma grande facilitadora, porém a saúde do animal deve ser colocada em primeiro lugar no momento da escolha. Clínicas e hospitais veterinários contam com equipes qualificadas e tomam medidas para atendimentos diferenciados. Cabe ao tutor avaliar a melhor opção. Além disso, exames mais complexos, cirurgias e internações não devem ser postergadas, sem falar em emergências, quando o tempo para a intervenção é primordial”, alerta Berger, reforçando que os médicos-veterinários volantes costumam indicar estabelecimentos parceiros para estes casos.
Do outro lado
Para os médicos-veterinários, a tendência do atendimento domiciliar tem também suas vantagens, como maior fidelização da clientela e oportunidade de oferecer mais qualidade assistencial. Porém, existem os desafios: gestão da carteira de clientes, canais de comunicação efetivos com os clientes, organização de prontuários e histórico dos pacientes, gestão financeira e de atendimento e acesso à indústria, a distribuidores e às instituições financeiras.
A VetFamily, comunidade internacional criada por médicos-veterinários para desenvolver o setor, tem como um de seus objetivos ofertar soluções que colaboram com a gestão operacional de clínicas e hospitais veterinários e também da rotina dos médicos-veterinários independentes. “Selecionamos fornecedores que oferecem as melhores tecnologias para atender às necessidades dos membros da comunidade, como a recente parceria com a multiplataforma GuiaVet que, a meu ver, funciona como uma clínica na palma da mão do veterinário”, relata Berger.
Por meio da plataforma, o médico-veterinário consegue cadastrar as informações dos pacientes, enviar avisos ao tutor, criar um canal de comunicação com o tutor para dúvidas e teleatendimentos, salvar e enviar laudos e prescrições, divulgar seus serviços, organizar sua agenda de atendimentos e recebimentos, controlar seus gastos e seus recebimentos, criar e enviar links de pagamentos, entre outras funcionalidades.
“Estamos empolgados com a parceria com a VetFamily, pois é uma oportunidade única de atingir um grande volume de profissionais que buscam por soluções. Acreditamos que o gerenciamento efetivo e completo de dados e de rotinas administrativas impacta não somente nos ganhos dos médicos-veterinários, mas também na qualidade do atendimento que pets e tutores receberão”, comenta a CEO e co-founder do Guiavet, Gabi Mendes.
Sobre a VetFamily
Organização global líder em soluções para clínicas veterinárias independentes, é parte do Vimian Group, tem sede em Estocolmo (Suécia) e reúne mais de 6.500 clínicas e 20 mil veterinários em mais de 11 países da União Europeia, Estados Unidos, Austrália e, agora, Brasil. Seu objetivo principal é contribuir para a melhor administração e lucratividade das clínicas, oferecendo diversos serviços, como centralização da negociação com parceiros comerciais, apoio à gestão e disseminação de conhecimento. Conheça mais em www.vetfamilybrasil.com.br.