Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

‘Conversa com Eles’ inicia nova etapa, após debater violência doméstica com mil trabalhadores da construção civil em 2024

Após levar conscientização sobre respeito e igualdade de gênero para mil trabalhadores da construção civil em canteiros de obras, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), iniciou nesta quinta-feira (6) o novo ciclo de 2025 do projeto Conversa com Eles. Mais de 100 trabalhadores da construção civil de uma obra da empresa Villela e Carvalho, no Lago Norte, receberam a iniciativa, que tem como objetivo dialogar sobre a necessidade de eliminação da violência doméstica, com ações de prevenção e combate à violência e orientação sobre a adequada solução de conflitos. A iniciativa conta com a parceria do Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF).  

Os planos da Sejus para este ano é levar o tema para canteiros de obras maiores. “A ideia é atingir cada vez mais homens sobre a importância de quebrar o ciclo de violência vivido por muitas mulheres. Também queremos levar o Letramento Racial para esses espaços e combater todos os tipos de preconceito”, disse a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani. O Letramento Racial é um projeto da Sejus que leva aos órgãos públicos e empresas informações sobre como combater o racismo ainda presente na sociedade.

Diálogos sobre temas sensíveis como o Conversa com Eles ajudam muitos homens a entender que a violência contra a mulher acontece de diversas outras formas além da agressão física ou sexual. Muitas vezes, esses ataques são psicológicos, quando o marido, por exemplo, grita, ofende e priva a mulher de seus afazeres, ou mesmo por meio da violência patrimonial, quando há o controle pelo homem da mulher de usar seu dinheiro e bens.

Na avaliação do carpinteiro Evanilson Nunes, 59 anos, o projeto deve ser ampliado, pois traz ensinamentos importantes. “Gostei muito da palestra, porque muitas pessoas não entendem a importância de acabar com a violência contra a mulher. Tem muito homem que precisa aprender a viver que nem gente e não ficar gritando e cantando as mulheres como quiser”, disse o carpinteiro.

Já Maurício Barbosa de Souza, 40 anos, afirmou que vai conversar sobre os temas da palestra com a esposa assim que chegar em casa, para tentar melhorar cada vez mais a relação. “Fiquei muito feliz pela palestra. Nós devemos nos conscientizar dos nossos erros para acertar daqui para frente”, comentou um dos participantes.

Direito Delas

O Conversa com Eles é uma iniciativa dentro do Direito Delas, programa criado pela Sejus para atender mulheres em situação de violência e seus familiares, crianças e adolescentes de 7 anos a 14 anos vítimas de estupro e vítimas de crimes contra a pessoa idosa. O programa oferece atendimento social, psicológico e jurídico.

Desde novembro de 2023, quando foi criado, o programa Direito Delas já realizou mais de oito mil atendimentos nos seus onze núcleos: Plano Piloto, Ceilândia, Guará, Itapoã, Paranoá, São Sebastião, Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia, Estrutural e Gama.