O Brasil vai reconhecer a emergência internacional em saúde, assim como declarou a Organização Mundial da Saúde (OMS), para agilizar o retorno dos cerca de 40 brasileiros que vivem na região de Wuhan, onde começou o surto de coronavírus.
A informação é do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, após participar da primeira reunião Interministerial de Emergência, grupo criado para discutir as medidas de enfrentamento do coronavírus e para falar justamente da voltar desses brasileiros que estão na China.
Assim que chegar aqui esse grupo vai ficar de quarentena, sob a orientação do Ministério da Saúde. Esse é um procedimento internacional.
O ministro explicou que a medida provisória, definindo os procedimentos dessa quarentena será encaminhada ainda hoje (3) ao Congresso Nacional. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, já informou que rapidamente colocará o texto em votação.
A cidade brasileira onde essa quarentena será feita ainda está sendo decidida. O ministro da saúde disse que é preciso ter cuidado porque essas pessoas estarão sob os cuidados do estado.
Mandetta acrescentou que a orientação do presidente é trazer quem quer vir e quem tem condições de vir e que o momento agora é cuidar da logística da vinda dessas pessoas, por isso, que as próximas 24 horas serão fundamentais, mas não falou em prazos.
Afirmou apenas que essa viagem deverá ser feita com a máxima segurança e respeitando os procedimentos.