A Universidade de Juiz de Fora (UFJF), com o projeto “JF Salvando Todos” (http://jfsalvandotodos.ufjf.br/#!/), foi atrás dos dados de todos os casos confirmados, recuperados e de números de óbitos em todo o Brasil, dando também atenção aos pequenos municípios do Entorno de Brasília-DF e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (RIDE-DF). A RIDE-DF é formada por 29 municípios do estado do Goiás e quatro do estado de Minas Gerais, além do Distrito Federal.
O Entorno de Brasília, no dia 4 de junho, apresenta 938 casos confirmados de Covid-19 e 33 óbitos. Águas Lindas de Goiás é a cidade com o maior número de casos (255), enquanto que Planaltina é a cidade a qual apresenta o maior número de óbitos (7). São 16 cidades com a presença do novo coronavírus, no dia 4 de junho, conforme pode ser visto no primeiro gráfico. E, em dez cidades, as pessoas perderam a vida, como mostra o segundo gráfico.
Os municípios do Entorno do DF, em sua maioria, tem o maior número de casos concentrado na região Sul e óbitos na região Norte, sendo Valparaíso de Goiás o município com mais casos confirmados, somando 98 casos e Planaltina tendo 23 casos e 5 óbitos até o momento. Outras cidades do entorno em sua maioria possuem um total de 0 casos confirmados e 0 óbitos até o momento. Ao todo a região dos entornos somou um total de 363 casos confirmados e 21 óbitos.
Na RIDE o maior número de casos confirmados está no Distrito Federal com 12 mil e 20 casos e 191 óbitos, até o dia 4 de junho. Dentre os quatro municípios de Minas Gerais, Unaí apresenta 220 casos confirmados e não apresenta óbitos. Dentre os municípios goianos da RIDE (para além dos municípios do Entorno), a cidade de Goianésia concentra 40 casos confirmados e três óbitos pelo novo coronavírus.
Até o momento, a RIDE-DF chegou a um total de 12.383 casos e 212 óbitos.
Por Lara Oliveira e Ravenna Alves
Supervisão: Mônica Prado