A Décima Quarta Jornada dos cursos da Saúde,neste ano de 2019, tiveram como tema: “Inovação em Saúde”. Durante três dias, de 14 a 16 de maio, mais de cem palestras, mesas redondas e oficinas foram ofertadas aos alunos.
Os cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Educação Física, Psicologia e Odontologia realizaram as atividades de forma paralela nas três unidades.
Já na abertura oficial que ocorreu na Biblioteca Wilson Bonna, no dia 14, às 19h, o reitor, Edson Luiz Zangrando Figueira, deu as boas-vindas aos alunos. Compondo a mesa de honra, estiveram presentes, o pró-reitor, Arlindo Abreu de Castro e o coordenador de Fisioterapia, professor Me. Adriano Drummond, que representou os cursos participantes.
O planejamento das Jornadas é sempre integrado com os coordenadores dos cursos de saúde. Segundo o professor Adriano Drummond, “ isso facilita muito o processo, pois somos parceiros. Todo ano é um desafio, uma vez que procuramos atualizar as nossas ações e temáticas conforme as novidades na área de saúde. Não se trata apenas de convidar palestrantes e organizar os horários e salas. Trata-se de adequarmos as palestras com convidados relevantes, que contemplem o tema norteador, e que, acima de tudo, consigam complementar a formação do nosso acadêmico. A busca pela construção do conhecimento crítico dos nossos educandos é o foco principal para o planejamento adequado. Ressalto, ainda, a fundamental participação dos monitores selecionados de cada curso. Durante a execução do evento a ação deles precisa ser bem planejada, e se não fosse a colaboração deles a Jornada não seria viável”.
Sobre a escolha do tema “Inovações em saúde”, o coordenador destaca que surgiu de forma espontânea. “ Foi natural, pois já trabalhamos vários outros temas especializados, como Saúde da mulher, Saúde do idoso, Mercado de trabalho, entre outros. Depois de várias edições da Jornada, nada mais atual do que abordar esse tema, que inclusive abrange todas as especialidades dos diversos cursos”, relatou.
Ainda no intuito de incentivar a presença dos discentes, durante toda a jornada, os professores estimularam a participação dos alunos como monitores, que também se integraram desde o início em todas as etapas da organização e operacionalização do evento.
Janara Rodrigues