A entrega das obras do ramo 2L, que liga o Eixinho L à Ponte do Bragueto e ao Eixo Rodoviário L (Eixão) na saída norte, ocorreu nesta sexta-feira (15). A conexão é um dos 13 viadutos do Trevo de Triagem Norte.
A obra incluiu ainda terraplanagem, pavimentação, drenagem superficial e com redes enterradas, plantio de grama, defensas metálicas e sinalização vertical e horizontal.Com a entrega, 11 dos viadutos estão concluídos, e cinco, liberados. O custo desse elevado foi de R$ 754.631,15, usados em estrutura de concreto moldada no local.
“Estamos entregando a obra em partes. Essas intervenções vão melhorar o trânsito e reduzir o tempo de deslocamento das pessoas”, disse o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, na solenidade no local nesta manhã.
Entre os benefícios da obra estão a eliminação de pontos de conflitos na saída norte, a execução de triagem do tráfego e acessos diretos entre o Eixinho L e o Eixão Leste.
“Esse acesso não existia. Antes, o motorista tinha que contornar a L4 para acessar a Ponte do Bragueto. Agora, vai ser direto”, explicou o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), Márcio Buzar.
O Trevo de Triagem Norte é composto por 16 obras, entre pontes, viadutos e túneis. Somadas às passagens previstas na Ligação Torto-Colorado — construção de uma pista marginal à DF-003 e de novos acessos aos condomínios —, serão 28 intervenções.