Cerca de 30 mil pessoas foram a Esplanada assistir ao Desfile da Independência, mas devido ao sol quente e aos lugares reservados nas arquibancadas, grande parte do público, preferiu assistir as apresentações nos telões do lado de fora da área destinada a comemoração. Isso porque lá, era possível ter uma sombrinha ou ver melhor o evento.
A área coberta do Desfile de 7 de Setembro era reservada para pessoas que tinham convite emitido pela Presidência da República, responsável pelo evento. Mas quem se animou, assistiu as apresentações embaixo de um sol de quase 30 graus.
A dona de casa, Cidalva Pereira, foi uma das pessoas que preferiu não entrar e, por isso, não gostou da comemoração.
Mas, mesmo com a frustração de parte do público, as apresentações encantaram as crianças. A estudante Letícia Ribeiro, de nove anos, gostou muito.
Mas a mãe de Letícia, a fonoaudióloga Nadia Ribeiro, ficou impressionada com a falta de divulgação das regras para conseguir um lugar na arquibancada.
O Desfile da Independência teve pouco mais de duas horas de duração. O início foi às nove horas da manhã com a Esquadrilha da Fumaça desenhando, no céu de Brasília, a frase: Pátria Amada Brasil. E terminou pouco mais das 11 horas com o mesmo grupo aéreo realizando manobras radicais no céu azul da capital.
Dayana Vitor – EBC