A proximidade do Dia dos Pais faz com que comerciantes de todo o Distrito Federal convivam com a expectativa de realizar boas vendas. A data comemorada no segundo domingo do mês de agosto é considerada a terceira melhor do ano para vendas, sendo superada somente pelo Natal e pelo Dia das Mães.
Um levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) reforça a confiança do setor em todo o país, que é composto em sua maioria por micro e pequenos empreendimentos. O índice do ímpeto de gasto com presentes na data foi de 76,7 no ano passado, quase 19 pontos a mais do que foi registrado em 2016. O estudo também apontou que 8,5% dos consumidores pretendiam gastar a mais com o presente dos pais no ano passado, mantendo em alta a expectativa do comércio para 2019.
Diante das boas perspectivas, os empreendedores que desejam aproveitar a data para obter bons resultados precisam encontrar maneiras para se diferenciar dos concorrentes e atrair os filhos que procuram bons presentes.
De acordo com o Sebrae, os empreendedores do varejo devem estar atentos a mudanças do perfil de consumo. Um estudo divulgado pela Euromonitor Intenationalapontou, recentemente, que os consumidores tendem, cada vez mais, a rejeitar produtos massificados e começam a valorizar os produtos locais, exclusivos, artesanais e/ou customizados.
Uma prática comum, mas que apresenta um retorno bastante positivo é a oferta de descontos, produtos e serviços criativos. O Sebrae ressalta, no entanto, que é importante que o empreendedor esteja atento a todos os detalhes, desde a promoção de ofertas até a qualidade do atendimento. Além disso, fazer uma disposição de produtos de maneira inteligente é uma prática que pode entreter os consumidores.
A estratégia de proporcionar conforto e conveniência ao cliente é um fator a ser explorado pelos empreendedores. Segundo o Sebrae, os clubes de assinatura são um ótimo exemplo, já que permitem o envio de produtos para o endereço dos seus clientes no prazo, preço e quantidade acordadas. Hoje, há assinaturas de alimentos, brinquedos, livros, brinquedos, roupas, rações, bebidas, cosméticos etc.
Outra tendência do consumidor moderno é a vontade de apreciar experiências de consumo. Esse fator permite que o empreendedor possa agregar serviços para alavancar as operações do seu empreendimento. Um bom exemplo é a realização de oficinas em que pais e filhos (as) construam algo conjuntamente, como em alguns restaurantes, que disponibilizam um chef instrutor, os ingredientes e os equipamentos necessários para que seja feito um prato específico.
Informar as vantagens dos produtos ofertados e associá-los com o que pode eles podem proporcionar em relação à qualidade de vida, saúde e bem estar dos consumidores é uma outra tática capaz de ajudar empreendedores a alcançarem bons resultados. As vantagens também são interessantes porque apresentam o produto ou serviço em um primeiro contato com o cliente.
Investir em uma embalagem personalizada ou em um cartão comemorativo também é exemplo de uma ação que pode trazer bons resultados. Muitos filhos moram longe de seus pais e enviam o presente diretamente para o endereço do destinatário. Uma embalagem diferenciada promove o encantamento não só do cliente que fez a aquisição, mas da outra parte, contribuindo para que ela também passe a ver a loja positivamente.
Por fim, fornecer brindes exclusivos também contribui para incentivar a compra. Uma possibilidade é oferecer um cupom de desconto para o pai, estimulando que ele também seja fidelizado procure pela loja em uma eventual necessidade.
José Maciel | Ex-Libris Comunicação Integrada