A Secretaria de Justiça e Cidadania é a responsável pelas políticas públicas de redução de desigualdades e garantia de direitos essenciais para a população do DF, que vão encontro do que propõem a justiça social
No Dia Mundial da Justiça Social, celebrado nesta quinta-feira (20), o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), reafirma seu compromisso em promover igualdade, dignidade e oportunidades para a população. Através de políticas públicas e programas como o GDF Mais Perto do Cidadão, que leva serviços essenciais às comunidades, e iniciativas de capacitação e inclusão social, a pasta atua para reduzir desigualdades e garantir que todos tenham acesso a direitos fundamentais.
Através deste programa, a população pode resolver de forma facilitada e ao lado de sua residência, pendências com órgãos do GDF, regularizar e tirar documentos no posto do Na Hora, também da Sejus. Neste mesmo espaço do GDF Mais Perto do Cidadão, a comunidade local tem acesso a atendimentos de saúde, pode vacinar seus pets, participar de atrações artísticas, recreações infantis, serviços de beleza e bem-estar, entre outros.
Essa proximidade faz toda a diferença para a comunidade local. A depiladora Débora Arruda, 21 anos, moradora de Brazlândia, conta que o programa facilitou sua rotina. “Eu nunca tinha vindo ao GDF Mais Perto do Cidadão e fiquei surpresa com tanta coisa que dá pra resolver em um só lugar! Aproveitei para fazer exame de vista, cortar o cabelo, atualizar minha documentação e até vacinar minha cachorrinha”, relata.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, ressalta que a pasta atua de forma ampla na promoção da justiça social. “Trabalhamos para garantir que cada cidadão do DF tenha acesso a serviços essenciais, oportunidades de emprego e capacitação, reduzindo desigualdades e promovendo dignidade. Nossa missão é estender a mão para quem mais precisa, criando caminhos para um futuro mais justo e inclusivo”, destaca a titular da Sejus, Marcela Passamani.
Inclusão e oportunidades para quem mais precisa
Entre as iniciativas voltadas ao combate à pobreza, ao desemprego e à exclusão social, a Sejus implementou um programa inovador que oferece emprego formal a pessoas em situação de rua dentro da própria estrutura da secretaria. A ação tem transformado vidas, como no caso do pedreiro Francisco Tavares, 40 anos, que conseguiu uma nova oportunidade de trabalho.
“Já tinha perdido as esperanças e, de repente, as portas do mercado voltaram a se abrir para mim. Estou trabalhando com pintura e reforma, o que já sei fazer, mas também me aprimorando. Essa oportunidade me trouxe condições de sustentar minha família e sonhar com um futuro melhor”, celebra.
Além da inclusão no mercado de trabalho, a pasta investe na capacitação profissional como ferramenta de transformação social. O projeto Aprova DF, realizado em parceria com a Associação Cresce-DF, oferece aulões gratuitos para concursos públicos, democratizando o acesso à preparação especializada. A iniciativa atendeu no ano passado mais de 5,5 mil estudantes e, apenas na primeira aula de 2025, no último fim de semana, reuniu mais de 1,6 mil participantes.
“Projeto como esse mantém o meu sonho de ingressar no serviço público vivo. Sem essa oportunidade não teria condições de conciliar essa minha meta com o meu dia a dia de trabalho”, destacou Raimunda de Almeida, 55 anos, moradora da Asa Norte.
Por Raphael Felice, Ascom/Sejus