Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho: empresas ampliam cuidados com o bem-estar físico e mental dos colaboradores

Comemorado em 28 de abril, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como um alerta global para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao ambiente profissional. No Distrito Federal, os dados reforçam a urgência do tema: apenas nos primeiros meses de 2024, foram registrados 3.081 casos, um aumento de 43,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Nos últimos anos, a pauta ganhou ainda mais visibilidade com a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que passou a exigir, em 2024, que empresas implementem ações voltadas à saúde mental dos trabalhadores. Apesar do novo cenário, algumas organizações já tratam o assunto com seriedade há mais de uma década, como é o caso da Brasal Incorporações.

Com um programa estruturado de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA), a empresa realiza ações contínuas há mais de dez anos, desenvolvendo seus mais de 900 colaboradores em atividades que vão além das normas obrigatórias. Ações educativas, culturais e de saúde são promovidas mensalmente nos canteiros de obras e nos escritórios da incorporadora.

Em 2025, por exemplo, o ano começou com a campanha Janeiro Branco, que levou psicólogos aos canteiros para ensinar técnicas de respiração e descompressão. Em fevereiro, a campanha trouxe representantes dos Alcoólicos Anônimos para abordar a temática a “Influência do alcoolismo e do tabagismo no desempenho pessoal e profissional”, na qual foram compartilhadas experiências e foi aberto um espaço para conversas individuais com os trabalhadores. Março trouxe ações de prevenção e diagnóstico de diabetes e hipertensão, com exames realizados no próprio local de trabalho.

Abril será inteiramente dedicado à segurança do trabalho, com uma programação intensa voltada para a cultura de prevenção: palestras sobre uso adequado de equipamentos, percepção de riscos, direito de recusa e comportamento seguro nas obras. Juntamente com a campanha de vacinação contra a gripe que será realizada ao longo do mês.

Como parte da ampliação desse compromisso, em 2025 a Brasal também reformulou suas campanhas socioambientais. Além das ações sociais, como doações de itens como livros, agasalhos e brinquedos, agora a incorporadora passou a ter quatro pilares de atuação com foco na educação. A ideia é formar colaboradores multiplicadores de boas práticas, capazes de levar os conhecimentos adquiridos nas campanhas para suas casas e comunidades, criando assim uma rede de impacto social mais ampla e duradoura — substituindo a doação de produtos pela doação de conhecimento.O que antes se concentrava em doações de itens como livros, agasalhos e brinquedos, agora passou a ser estruturado em quatro pilares com foco na educação. A ideia é formar colaboradores multiplicadores de boas práticas, capazes de levar os conhecimentos adquiridos nas campanhas para suas casas e comunidades, criando assim uma rede de impacto social mais ampla e duradoura — substituindo a doação de produtos pela doação de conhecimento.

Segundo Pedro Henrique de Souza, coordenador de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Brasal Incorporações, investir em programas contínuos de SSMA gera resultados concretos tanto para os colaboradores quanto para a empresa.

“Quando oferecemos capacitação e incentivamos boas práticas no dia a dia, conseguimos ampliar a percepção de riscos, reduzir acidentes e promover um ambiente mais saudável e colaborativo. Além disso, ao integrar educação, cultura e conscientização, fortalecemos a cultura de segurança dentro e fora do ambiente de trabalho — nossos colaboradores se tornam multiplicadores desse conhecimento também em suas casas e comunidades”, afirma.

Ele ressalta ainda que os ganhos institucionais são expressivos. “Esse investimento resulta em maior engajamento da equipe, aumento da produtividade, redução de afastamentos e de passivos trabalhistas. Reforçamos, assim, o compromisso com a sustentabilidade, com as legislações vigentes e com uma atuação responsável que fortalece a empresa, os funcionários e a sociedade como um todo”, completa.

Investir na saúde física e mental dos colaboradores vai além do cumprimento das normas — é um diferencial estratégico. Empresas que cuidam das pessoas constroem ambientes mais seguros, produtivos e humanos, fortalecendo sua sustentabilidade e impacto positivo na sociedade.