Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Eco050 inicia desmontes de rochas em nova etapa da obra de Cristalina-GO

Para avançar com as obras de duplicação da BR-050 em Cristalina-GO, a concessionária Eco050 dará início, na próxima segunda-feira (19), a um desmonte de rochas no perímetro urbano do município. Os trabalhos serão realizados entre os quilômetros 96 e 99 da rodovia, sendo que a primeira frente ocorrerá no quilômetro 98.

O procedimento vai viabilizar as futuras implementações de dois dispositivos de retorno e de novas faixas de rolamento. Por se tratar de uma área urbana, não serão realizadas detonações com explosivos. Em vez disso, a concessionária usará uma tecnologia chamada rompex, com cápsulas de sólido químico não comprimido.

Pela manhã, serão feitas perfurações nas rochas para inserção das cápsulas, que ao serem expandidas, no período da tarde, fragmentarão a rocha de uma forma mais controlada e com menor degradação ambiental.

Não haverá impactos ao tráfego, à exceção do momento de fragmentação das rochas, sempre programado para as 15h, quando será feito o bloqueio total da pista, por cerca de 10 minutos, para garantir a segurança de usuários e colaboradores.

Os desmontes serão realizados por 40 dias, de segunda a sábado.

TRABALHOS NÃO PARAM

 

Retomadas em abril deste ano, a obra de duplicação da BR-050 no perímetro urbano de Cristalina encontra-se 15% concluída.

A frente é executada entre os km 95 e 102 da rodovia, com a implementação de 7 quilômetros de vias marginais, de 3,7 quilômetros de novas pistas, de três passarelas e três dispositivos de retorno.

Para dar ainda mais condições de segurança e de tráfego aos usuários, a concessionária fará também a implantação de 5,6 quilômetros de defensas metálicas e de 320 metros quadrados de sinalização vertical.

As obras estão divididas em quatro etapas. Na primeira delas, será feita a implantação das alças de dispositivos. Na segunda fase, haverá a escavação de áreas e a construção de viadutos e dispositivos viários. Na terceira parte, as equipes realizarão a duplicação da pista e a implementação das vias marginais. Por fim, serão instaladas as passarelas e a iluminação urbana.

A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em maio do ano que vem.