Disponibilizada pelo segundo ano consecutivo, a capacitação é em formato Ensino a Distância (EAD), com duração de 12 meses e carga horária de 360 horas, sendo 192 horas de ensino remoto síncrono e 168 horas de assíncrono. Durante as aulas, distribuídas em seis módulos, são utilizadas as plataformas Conferência Web e Moddle, no período noturno, a fim de facilitar o acesso dos participantes.
Atualmente, o programa de residência médica da Escs conta com cerca de dois mil residentes e mil preceptores. A capacitação é uma forma de especializar os profissionais que atuam como preceptores e atender à demanda, que é muito alta.
A coordenadora dos cursos de pós-graduação lato sensu e extensão da Escs, Vanessa Dalva Guimarães, explica que o objetivo é “formar especialistas em preceptoria para aprimorar a qualificação dos profissionais que supervisionam os residentes”. Esta é a segunda turma do curso. A pioneira, no ano anterior, contou com cerca de 40 alunos e, segundo a coordenadora, “obteve muito sucesso”.
Inscrição e vagas
Curso tem como objetivo formar especialistas em preceptoria para aprimorar a qualificação dos profissionais que supervisionam os residentes
Para se inscrever, o candidato deve observar alguns pré-requisitos: ter preferencialmente vínculo com o ensino, pesquisa ou gestão de residência médica; ter curso superior concluído; poder dedicar-se a, no mínimo, dez horas semanais para desenvolvimento das atividades a distância do curso e ter disponibilidade de computador com acesso à internet e endereço de e-mail ativo.
Serão ofertadas 48 vagas, sendo 44 para profissionais vinculados à SES e quatro para a comunidade. O período de inscrição estará aberto apenas entre os dias 16 e 17 deste mês, no site da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). A convocação para matrícula será no dia 27, e a aula inaugural está prevista para o dia 30.
A especialização é gratuita, mas a desistência ou reprovação implicam a exclusão do aluno da pós-graduação, hipótese em que é previsto o ressarcimento ao erário no valor de R$ 10 mil à vista, ou, em caso de servidor, até 12 parcelas de R$ 833.
Além disso, é vedada a participação de alunos que tenham concluído dois cursos de especialização pela Escs, visando dar oportunidade a outras pessoas para formação na modalidade pós-graduação.
Critérios de seleção
O processo de seleção consiste em análise documental, de caráter eliminatório, com total de dois pontos, e memorial descritivo, de caráter eliminatório e classificatório, com total de oito pontos
O processo de seleção consiste em análise documental, de caráter eliminatório, com total de dois pontos, e memorial descritivo, de caráter eliminatório e classificatório, com total de oito pontos. Os critérios serão analisados por uma comissão examinadora, designada pela direção-geral da Escs, que vai apresentar o resultado final.
A coordenadora destaca que, com a especialização, o servidor da SES, ao se candidatar para uma vaga de preceptoria, “tem uma pontuação maior, com vantagem sobre outros candidatos”. Isso ocorre porque, além da capacitação, existe um edital específico para preceptoria, o que justifica a especialização desses profissionais. “A nossa ideia é que, no futuro, todos os preceptores sejam especialistas”, afirma Vanessa.
Sobre a relevância do processo seletivo, a coordenadora ressalta que “a maior importância é qualificar o preceptor para que ele possa orientar e supervisionar o residente tendo uma formação mais pedagógica, acadêmica, e não só assistencial”.
A Escs utiliza metodologias ativas, de ensino-aprendizagem, que consistem em práticas pedagógicas em que o preceptor não apenas recebe o conhecimento de forma passiva, mas também interage e participa com debates e discussões. Em breve, será lançado o edital de preceptoria em residência multiprofissional.
*Com informações da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs)
Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader