“Nós estamos aqui para ser parceiros e viabilizar as soluções técnicas que cabem ao município. Portanto, a nossa gestão, dentro do limite que nos permite a lei, está e sempre estará de portas abertas para esse empreendimento que muito irá trazer desenvolvimento para a nossa cidade”. A declaração é do prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, durante visita ao escritório comercial e às obras do Antares Polo Aeronáutico, no fim de janeiro.
O prefeito foi recebido pelo presidente do grupo empreendedor responsável pelo Antares, Paulo Roberto Costa, e pelos demais sócios-empreendedores do projeto. Também participaram da visita o vice-prefeito João Campos, os secretários municipais Marcos Abrão (Indústria e Comércio), Wolney Wagner (Desenvolvimento Urbano), Andrey Azeredo (Planejamento Urbano e Regulação), Alfredo Soubihe (Infraestrutura) e os vereadores por Aparecida de Goiânia Tatá Teixeira e Tales Castro.
Coube ao empresário e sócio-empreendedor Marcos Alberto Campos detalhar aos visitantes o histórico do empreendimento, que segundo ele, tem um ilustre padrinho, o saudoso senador, ex-governador, ex-prefeito de Aparecida de Goiânia e tio do atual mandatário aparecidense, Maguito Vilela. “Esse é um projeto que desde a sua concepção vem passando por ajustes substanciais, a fim de estar alinhado com o exponencial desenvolvimento da aviação no brasil. Só a fase de estudos, de liberação de todas as licenças ambientais e alvarás para início das obras levou quase uma década. Mas nós sempre tivemos, por parte do então prefeito Maguito, um entusiasmo que nunca tínhamos visto em outros gestores públicos. E ele não só nos apoiou totalmente, quando apresentamos a ideia a ele, mas seu entusiasmo e sua visão de futuro nos inspiraram a ir além com esse projeto, que inicialmente era para ser um simples aeródromo”, relembrou Marcos Alberto.
O sócio-empreendedor do Antares explicou que hoje o que está sendo projetado em Aparecida de Goiânia é um empreendimento com um planejamento estruturado para médio e longo prazo, e que poderá atender todos os segmentos da aviação geral e fomentar ao seu redor várias outras operações empresariais, que irão gerar empregos de alta qualidade, oportunidades de negócios e renda. “Com a estrutura que estamos projetando aqui, de um simples aeroporto executivo, teremos um polo aeronáutico bem mais robusto e que conseguirá abrigar empresas dos mais variados segmentos da aviação, como táxi aéreo, manutenção de pequeno a grande porte, logística fracionada, UTI aérea, aviação regional e teremos estrutura para receber aqui até mesmo fábricas de aviões”, salientou o Marcos Alberto.
O prefeito Leandro Vilela afirmou, durante a visita às obras do futuro aeroporto, que um empreendimento de tal envergadura e alcance fará com que Aparecida de Goiânia recupere espaço na atração de empresas, espaço este que a cidade tem perdido nos últimos anos para municípios vizinhos. “Aparecida, que sempre foi conhecida por ser um grande polo industrial e de logística do estado, tem perdido espaço para municípios menores, quando temos aqui infraestrutura, mão de obra e áreas disponíveis para receber essas empresas da melhor maneira possível”, afirmou o prefeito.
Nova parceria
Durante o encontro com os sócios-empreendedores do Antares, Leandro Vilela fez questão de destacar a importância do empresariado para o desenvolvimento da cidade, a quem ele chamou de pessoas de grande coragem. O prefeito também lembrou da época em que o projeto do Antares era apenas uma ideia, mas que desde o começo recebeu o entusiasmo do seu tio ilustre, o então prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela. “Eu sempre admiro empreendedores e empresários, que enfrentam riscos grandes, mas que não desistem diante de qualquer dificuldade. Esse projeto do Antares eu conheço desde o seu nascedouro, quando ainda estava nas discussões, e meu tio falava dele sempre com muito orgulho e entusiasmo”, lembrou o atual prefeito.
Ainda falando em nome do grupo empreendedor responsável pelo Antares Polo Aeronáutico, o empresário Marcos Alberto Campos destacou que graças a uma nova e importante parceria firmada no fim do ano passado, com a Empresa Infraway Engenharia, empresa que hoje é a uma das principais referência no Brasil em projetos de infraestrutura aeroportuária. O projeto Antares ganhou um upgrade que possibilitará uma perspectiva de expansão dos negócios para dez, vinte até trinta anos, com plena possibilidade de atender a todos os segmentos da aviação geral.
Sobre o Antares
Com 209 hectares de área total e localização privilegiada no centro do Brasil, o polo aeronáutico Antares está sendo desenvolvido pelas empresas goianas Tropical Urbanismo, Innovar Construtora, CMC Engenharia, BCI Empreendimentos e Participações e RC Bastos Participações. Além de um moderno aeroporto executivo, com pista e terminal de passageiros, o empreendimento terá infraestrutura completa para abrigar empresas de vários segmentos da aviação, como táxi-aéreo, UTI-aéreo, executivos, manutenção de pequeno a grande porte de aeronaves, indústrias de peças, formação de pilotos e outros profissionais da aviação, além de indústrias e operadoras de logística.
Em sua primeira fase de construção serão entregues a área de embarque e desembarque, sistemas de pátios e pistas, além de toda a infraestrutura necessária para a instalação de hangares e serviços ligados à aviação, o que inclui pavimentação asfáltica, redes de água, esgoto e elétrica. A poucos minutos da capital federal e a poucas horas de voo de regiões onde estão mais de 65% do PIB do País, o Sudeste e Sul, o Antares terá uma pista de pouso com extensão de dois mil metros.
Em visita ao Antares, Leandro Vilela diz que futuro aeroporto fará com que Aparecida recupere espaço na atração de empresas
![Antares-visita-prefeito-Leandro-Vilela](https://www.capitaldoentorno.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Antares-visita-prefeito-Leandro-Vilela-1068x656.jpg)