Uma das mais célebres artistas contemporâneas da Europa, a portuguesa Joana Vasconcelos traz à Embaixada de Portugal em Brasília a exposição “Fascinação” e participa de uma conversa aberta ao público, na qual promete discorrer sobre temas como a presença de seu trabalho no cenário das artes visuais contemporâneas e o diálogo entre tradição e modernidade. O encontro com Joana Vasconcelos está marcado para acontecer no dia 20 de fevereiro, às 19h, no Auditório do Instituto Camões, na Embaixada de Portugal. A entrada é franca e sujeita à lotação do espaço.
No dia seguinte, a editora brasileira Lucia Bertazzo, radicada em Lisboa, aborda o tema “A arte em forma de livro”. Lucia Bertazzo é criadora da editora Urucum, especializada em edições de arte originais e artesanais. A Urucum é responsável pela edição de “Os cadernos da minha vida”, com desenhos, textos e colagens de Joana Vasconcelosque integram a exposição “Fascinação”. A conversa com Lucia Bertazzo, no dia 21 de fevereiro, acontecerá às 19h, na galeria da Embaixada de Portugal. A entrada é franca e mais uma vez sujeita à lotação do espaço.
O público que comparecer às conversas terá acesso, em primeira mão, à monumental obra “Pavillon du Vin” – uma estrutura de ferro forjado de 5,5 m de altura, em formato de garrafão de vinho com videiras que sobem pela estrutura -,instalada nos jardins da Embaixada de Portugal, assim como poderá conheceros 15 volumes que integram “Os Cadernos da minha vida”. Depois destes dois primeiros encontros do Ciclo de Conversas, a exposição “Joana Vasconcelos: Fascinação” ficará fechada e só será reaberta ao público no dia 8 de março, celebrando o Dia Internacional da Mulher.
JOANA VASCONCELOS
Conhecida por suas esculturas monumentais e instalações imersivas, nas quais descontextualiza e subverte objetos do cotidiano, propondo um olhar crítico da sociedade contemporânea com humor e ironia, Joana Vasconcelos é a mais jovem artista e primeira mulher a expor numa individual no Palácio de Versalhes, atraindo 1 milhão e 600 mil visitantes. A mostra foi a mais visitada em 50 anos e é considerada um marco histórico na França. Sua exposição no Museu Guggenheim de Bilbao também foi a terceira mais visitada da história do museu e sedimentou o nome da artista como um talento sólido da arte contemporânea
Nascida em 1971, Joana Vasconcelos é uma artista plástica portuguesa com uma carreira de cerca de 30 anos, uma enorme variedade de técnicas, participação em mais 900 exposições – sendo 165 individuais – e autora de 1.759 obras de arte. Com humor e ironia, questiona o estatuto da mulher, a sociedade de consumo e a identidade coletiva. A aclamação internacional veio em 2005 com a obra “A Noiva”, exposta na primeira Bienal de Veneza curada por mulheres.Desde então, Joana já voltou à Bienaloutras sete vezes. Em 2023, concretizou a honra de expor nas Galerias Uffizi e no Palácio Pitti, em Florença, ao lado de mestres clássicos como Leonardo Da Vinci, Michelangelo e Caravaggio. Também em 2023, apresentou no MON – Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, a exposição individual “Extravagâncias”.
LUCIA BERTAZZO
Lucia Bertazzo possui graduação em Design e mestrado em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás. Trabalhou, entre 2005 e 2010, com produção no ateliê do artista Siron Franco. Em 2014, no Rio de Janeiro, inaugurou a UQ! Ediçõescom Leonel Kaz. Ao mudar-se para Lisboa, em 2017, a editora ganhou o nome de Urucum, marcando-se por criar projetos editoriais diferenciados, criados de forma artesanal. Lúcia também desenvolve projetos de curadoria e montagem de exposições em galerias, feiras de arte e instituições no Brasil, Espanha, França, Itália, Moçambique e Portugal.
PROGRAMAÇÃO
CICLO DE CONVERSAS – FASCINAÇÃO: JOANA VASCONCELOS EM BRASÍLIA -Aberto ao públicoe sujeito à lotação do espaço
20 de fevereiro, 19h, auditório do Instituto Camões da Embaixada de Portugal
“Joana Vasconcelos – obra, contexto internacional, tradição e contemporaneidade”.
21 de fevereiro, 19h, galeria da Embaixada de Portugal
Lucia Bertazzo: “A arte em forma de livro”
*EXPOSIÇÃO FECHADA ATÉ 07/03 – CARNAVAL
FICHA TÉCNICA
Coordenação de produção: Virginia Manfrinato
Idealização e concepção: Alexandra Pinho
Fotografia: Joana França
Gestão administrativa: Clarice Magalhães
APOIOS
A exposição é uma realização da Embaixada de Portugal no Brasil, através do Instituto Camões, com o patrocínio da EDP, uma das maiores empresas do setor elétrico no mundo, a partir dos incentivos da Lei Rouanet, e copatrocínio da TdP – Turismo de Portugal. Idealização e concepção de Alexandra Pinho, ex-adida cultural da Embaixada de Portugal no Brasil e diretora do Camões Brasil; coordenação do projeto de Virginia Manfrinato.
SERVIÇO
Joana Vasconcelos: Fascinação
Data: dias 20 e 21 de fevereiro, às 19h
Fechada para o Carnaval de 24/02 a 7/03
Reabertura para visitação: de 8 de março a 15 de agosto de 2025
Local: Embaixada de Portugal no Brasil (Avenida das Nações, lote 02)
Horários: quintas e sextas-feiras, das 11h às 16h, e no primeiro sábado de cada mês, das 11h às 16h, a partir de 8 de março
ENTRADA FRANCA
Informações:
E-mail: ccp-brasilia@camoes.mne.pt
Instagram: @camoes_brasil