Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Empreendedores do Distrito Federal destacam importância do Agro e da Feira AgroBrasília em suas trajetórias profissionais

A edição de 2025 da Feira AgroBrasília, prevista para ocorrer entre os dias 20 a 24 de maio deste ano com a temática “Agro, Oportunidade para Todos”, influenciou direta e indiretamente a vida de muitos empreendedores da região do Distrito Federal. Do setor de alimentos aos empreendedores digitais, todos os afetados relatam uma mudança de vida brusca devido ao segmento e, principalmente, suas participações na Feira.

A proprietária da Padaria Mil Delícias de Planaltina (DF), Lana Flávia Nunes, tem uma relação direta com o Agro, principalmente devido ao uso do trigo como matéria prima dos seus negócios.  “O agro exerce uma influência direta nos meus negócios pois produzo pães e a matéria prima principal é a farinha de trigo, além de diversos outros insumos agrícolas que uso para diversificar minhas receitas”, analisa.

Após participar da Feira AgroBrasília, sentiu um impacto nos negócios e, hoje, ela considera que essa relação entre os produtores e seu destino final resgata o setor. “Fazer essa relação com os produtos in natura e o seu destino final é muito importante para resgatar o valor do trabalho no campo.  É muito boa a oportunidade de fazer essa ligação entre as empresas e o Agro, pois somos dependentes diretos do setor para a nossa subsistência”, explica.

A pequena produtora familiar da Quebrada dos Neres (DF), Lucimar Ferreira, considera que o setor é o seu mundo. “Para mim, o Agro é tudo. O que seria do mundo se não fosse o Agro, e a possibilidade de trabalhar para pôr comida na mesa das pessoas?”, reflete.

Ferreira considera a experiência ótima, e destaca que a Feira AgroBrasília é um espetáculo. “A experiência da AgroBrasília é sensacional, é maravilhosa. Me sinto honrada por participar, gosto muito e me sinto muito feliz. Quando conheci a Feira, já faz muito tempo, achei um espetáculo”, afirma.

A engenheira agrônoma Paula Triacca, fundadora do projeto AgroPink e quarta geração de uma família de agricultores, esteve presente em muitas edições da Feira AgroBrasília, mas começou a atuar somente a partir de 2023, quando foi convidada para fazer parte da campanha. Ela considera que o momento rendeu inúmeras oportunidades. “Tive muitas portas abertas pela Feira AgroBrasília. Me ajudou muito ao me conectar com profissionais mulheres, e foi uma grande oportunidade de desenvolvimento do AgroPink”, explica.

O AgroPink é uma rede onde mulheres, empresas e instituições se unem em prol de um impacto no setor, além de disponibilizar masterclasses com especialistas no segmento, por meio de uma plataforma de estudos virtual. “Hoje, por meio do digital, é possível abrir muitas portas para jovens e mulheres atuarem no setor”, conta Triacca.

Na edição deste ano da Feira AgroBrasília, a engenheira agrônoma estará presente mais uma vez, dessa vez representando o setor de Empreendedorismo Digital no Agro e refletiu sobre a quebra de fronteiras que o universo digital permite enquanto empreendedora. “O mercado digital possibilitou que eu atuasse, além de como gestora de fazenda. Isso não nos limita e faz com que tenhamos contatos e clientes em todos lugares do mundo, abrindo fronteiras”.

O arquiteto Ednilson Lazzeri, que está à frente do escritório especializado em arquitetura de alto padrão, a Lazzeri Arquitetos, compartilhou que a sua relação com o Agro teve início há 40 anos, com a vinda da família sulista para o Distrito Federal. “Começamos a trabalhar com uma pequena fábrica de carretas agrícolas e carrocerias para caminhões com meu pai e meus irmãos. Fui convidado para ser gerente de uma cerealista por um dos pioneiros na produção rural da região, e foi trabalhando lá que consegui pagar meus estudos como arquiteto”, relembra.

Ele conta que, hoje morando na região do PAD-DF, a vida de sua família está diretamente ligada ao Agro, já que a esposa, Franceska Cenci, é médica veterinária e agropecuarista. “Ela toma conta dos negócios de confinamento bovino junto do pai. Vivemos e moramos aqui, encontramos um lugar que nos faz prosperar e nos sentimos muito felizes”, afirma.

A estudante de técnica agropecuária Mariana Santiago desde pequena era uma pessoa sonhadora, e sequer imaginava seguir carreira no setor do agronegócio. Graças ao incentivo de familiares ela adentrou nesse segmento, e descobriu uma nova paixão. “Como estudante, o agro mudou minha visão profissional. Hoje vejo o setor como o futuro – a possibilidade de unir tecnologia, sustentabilidade e tradição para alimentar o mundo”, compartilha.

Quanto à Feira AgroBrasília, as expectativas de Mariana estão altas. “Já acompanhei diversas edições da feira, e a do ano passado foi surreal, bateu recorde em negócios. Esse ano estou animada com cada oportunidade na feira, mas meu foco é o encontro de mulheres do agro”, completa.

O segurança do trabalho no agro, Dimas Martins, veio de uma família de agricultores e, desde cedo, teve contato com as delícias e as dificuldades do setor. “Há anos venho trabalhando junto ao agronegócio. A relação que se gerou com o tempo foi de respeito, empatia e orgulho de fazer parte”, reflete. Ele espera que a edição de 2025 da AgroBrasília traga ainda mais inovação e tecnologia. “É sempre a parte mais legal”, brinca.

Informações AgroBrasília

Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), a Feira AgroBrasília 2025 ocorrerá entre os dias 20 a 24 de maio, com entrada gratuita, das 8h30 às 18h, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (localizado na BR 251 km 5 – PAD-DF, Brasília, Distrito Federal).  É possível acessar a programação da Feira AgroBrasília 2025 por meio do portal de notícias da instituição.

Serviço

Feira AgroBrasília 2025

  • Data: terça-feira a sábado – 20 a 24 de maio
  • Horário: 8h30 às 18h
  • Local: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – AgroBrasília, BR 251 km 5 – PAD-DF

Por: Invicta Comunicação