Segundo o relatório Tendências Globais de Capital Humano, empresas que apostam no bem-estar dos trabalhadores geram 61% maior produtividade e uma sensação de felicidade generalizada.
Pensando na saúde física e mental dos funcionários, o GRUPO GR, uma das maiores empresas de segurança privada do Brasil, investe em projetos que melhoram a qualidade de vida das equipes.
Entre as ações, está a Universidade GR. Com objetivo de aperfeiçoar o desempenho profissional, a UniGR é uma universidade colaborativa e gratuita, disponível a todos os profissionais do GRUPO GR. A plataforma oferece programas de desenvolvimento profissional, além de estudos variados, como economia doméstica, que ajudam no âmbito pessoal e familiar. Até dezembro de 2021, é esperado que todos os 11 mil colaboradores tenham acesso à plataforma.
Pensando nos cuidados dos funcionários durante a pandemia, uma vez que o setor de segurança privada também é um dos serviços essenciais, que tiveram de seguir em atividade na pandemia, foram distribuídas mais de 190 mil máscaras de proteção.
O GRUPO GR também criou o Programa de Agente Social GR, disponível na plataforma UniGR, para que cada colaborador dissemine nos postos de serviços, entre seus familiares e em sua comunidade, as boas práticas que evitam a contaminação do Coronavírus. Outro investimento foi no Serviço de Telemedicina, um programa de orientação médica dedicado àqueles com sintomas ou atestados que indicam contaminação por covid-19.
“Diariamente, orientamos todos para que usem os EPIs fornecidos pela empresa e respeitem as indicações dos órgãos de saúde: uso de álcool em gel, várias vezes ao dia (desde março de 2020, a empresa já comprou 11.100 frascos); máscara, faceshield ou óculos de proteção; distanciamento mínimo de 1,5 metros de outras pessoas; e cuidados para evitar aglomerações”, afirma Vinícius Freitas, diretor de operações do GRUPO GR.
Houve mudanças também na rotina do time GR. Com a utilização da tecnologia, os gestores que faziam rondas presenciais e diárias nos postos, hoje fazem também rondas virtuais, usando videoconferência. “Além de garantir a segurança física dos trabalhadores, a atividade se torna ainda mais rápida, já que por meio de um clique, os gestores conseguem mudar a empresa que querem visitar”, destaca Freitas.
Além da tecnologia em câmeras, houve o investimento no atendimento dos funcionários. Comunicados internos ou referentes à pandemia têm sido feitos por canais digitais para evitar qualquer contato físico: Whatsapp, ferramentas Google (hangouths e meet), SMS, chatbot, e-mail, Pushing, app e Portal do Colaborador.
Outra ação pró-segurança dos colaboradores foi a mudança do dia do pagamento. Percebendo que bancos, lotéricas e mercados podem gerar aglomerações, no quinto dia útil do mês, desde março de 2020 os pagamentos estão sendo realizados até o segundo dia do mês, para que os profissionais consigam adiantar compras e pagamentos. Os números demonstram que as orientações têm valido a pena. Enquanto, estatísticas apontam que 6,37% da população brasileira já foi contaminada, o levantamento do GRUPO GR aponta que apenas 1,39% dos colaboradores GR contraíram covid. “O trabalho da segurança patrimonial e controle de acesso tem de ser presencial, por isso os cuidados redobrados do grupo com nossos milhares de colaboradores”, pontua Freitas.