Com a retomada de diversas atividades econômicas no Brasil e a ampliação do horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais, os serviços de segurança, que continuaram ativos em diversos segmentos durante a pandemia, serão ainda mais demandados.
Por isso, o GRUPO GR, um dos maiores do ramo de segurança privada no Brasil, vem reforçando a campanha interna pró-vacinação, que já garante excelentes resultados – 70% de todos os profissionais da companhia já tomaram a primeira dose e 30%, as duas.
“Atuamos no processo de conscientização dos nossos colaboradores, que lidam com o público o que aumenta o risco de contaminação. Nosso empenho na distribuição de EPIs (equipamentos de proteção individual) e álcool em gel, além do envio de vídeos orientativos (mais de 170 no total), reuniões diárias e diversas outras ações fizeram com que nosso índice de contágio fosse quase cinco vezes menor que a média nacional”, diz Paulo Marques, Diretor de Desenvolvimento Humano do GRUPO GR.
Outras ações
A pandemia trouxe ainda um novo modelo de trabalho para a empresa, o híbrido, que deve seguir, mesmo após a normalização de todas as atividades. Ou seja, a flexibilização do trabalho, que pode ser remoto ou presencial, vai continuar e dependerá da necessidade de cada área e da preferência dos profissionais. “Em pesquisa realizada com nossos trabalhadores, 36,4% preferem trabalhar apenas em home office, 56,3% preferem o modelo híbrido e apenas 7,3% preferem o modelo 100% presencial. Aliás, a definição do nosso modelo passou pela análise da pesquisa realizada”, comenta Marques.
Além da flexibilidade de seu modus operandi no que diz respeito aos seus funcionários administrativos, a empresa também deu especial relevância à saúde mental de seus profissionais por meio de uma série de atividades virtuais de descompressão, como rodas de conversas, programa “Ouvir e Cuidar”, atividades para aniversariantes do mês e ajustes no modelo de gestão de pessoas.
Os avanços proporcionaram à empresa o certificado FEEx2021 (FIA Employee Experience de Clima Organizacional 2021), desenvolvido pela Fundação Instituto de Administração (FIA), um reconhecimento de todo o esforço dos dirigentes, RH, líderes e demais profissionais em construir um ambiente de trabalho agradável para trabalhar e que favorece a construção de equipes mais unidas, de uma atmosfera de trabalho mais harmoniosa e de uma organização mais produtiva. A pesquisa, que gerou o reconhecimento, teve mais de 2.500 respondentes e usou a mesma metodologia aplicada nas eleições das 150 melhores empresas para se trabalhar.
“Como oportunidade de melhoria, surgiu na pesquisa, a ideia do Plano de Carreira, item que já faz parte do nosso plano de trabalho com início neste segundo semestre de 2021. O resultado dela confirmou que estamos no caminho, o que nos dá mais motivação para as mudanças que estamos implementando”, comemora Marques.