- Evento comemora a chegada integral da energia elétrica no bairro e abre as celebrações do aniversário do município, que no dia 18 de julho completa 105 anos.
- Até dia 1º de julho a empresa disponibiliza unidade de atendimento móvel no bairro para tirar dúvidas e agilizar pedidos de novas ligações.
Goiânia, 30 de junho de 2021 – A Enel Distribuição Goiás, em parceria com a Prefeitura de Cristalina, inaugura, nesta quinta-feira (1º), a implantação da rede de distribuição de energia elétrica no Setor Minervino Gusmão. Foram investidos cerca de R$ 400 mil na obra, onde foram instalados cinco transformadores de 75 KVA para atender cerca de 250 famílias residentes no bairro. O evento vai acontecer na praça central do bairro com presença do presidente da Enel, José Nunes; do diretor de Infraestrutura e Redes da companhia, José Luis Salas e do prefeito de Cristalina, Daniel Sabino Vaz, entre outras autoridades. Todas as medidas de prevenção contra o contágio pelo coronavírus serão adotadas durante o evento.
Agora, os moradores beneficiados já podem instalar seus respectivos padrões para regularização do serviço de energia elétrica e solicitar a ligação formal. A Prefeitura de Cristalina fará a doação dos padrões às famílias que se cadastrarem. O cadastro está sendo realizado na sede do CRAS da cidade, que fica na rua Getúlio Vargas, no centro. É preciso apresentar documentos pessoais, comprovante de endereço e folha resumo do Cadastro Único. Resolvida a questão do padrão, o cliente deve solicitar a nova ligação junto à Enel.
Para tirar dúvidas e facilitar o contato, a Enel está disponibilizando, de 28 de junho a 1º de junho, das 8h às 16h, uma unidade de atendimento móvel no bairro para que os clientes possam fazer suas solicitações de ligação, entre outros serviços que necessitem. A companhia ainda mantém canais de atendimento para que o cliente não precise sair de casa: o aplicativo Enel Goiás, que pode ser baixado gratuitamente pelo iOS (https://apple.co/2pb8F66) e Android (https://bit.ly/2HioUtv); o site www.eneldistribuicao.com.
O diretor de Infraestrutura e Redes da Enel Distribuição Goiás, José Luis Salas, destaca a importância do município de Cristalina, que fica numa região de alta produtividade agrícola, fortemente apoiada por sistemas de irrigação. “É uma grande satisfação fazer mais uma entrega para Cristalina, em pleno aniversário da cidade. Aqui já ampliamos as duas subestações que servem o município e construímos uma nova linha de alta tensão. Nosso objetivo é ampliar a oferta e melhorar a qualidade da energia que chega na região”, comenta.
O presidente da Enel Distribuição Goiás, José Nunes, anuncia um novo sistema de alta tensão em Cristalina, composto pela nova subestação São Marcos e a Linha de Alta Tensão Cristalina-São Marcos, que terá 40 quilômetros de extensão, além de outros 65 quilômetros de novas redes de média tensão. “Essa é uma demanda histórica da região. Estamos fazendo um investimento de R$ 95 milhões para levar ainda mais energia para uma das maiores áreas irrigadas da América Latina”, afirma.
Investimentos
Somente neste ano, a Enel investiu R$ 14 milhões na ampliação e modernização da Subestação Pamplona, em Cristalina, que liberou 22 MVA de demanda reprimida na região, permitindo a conexão de novos clientes e aumento da potência ofertada. A empresa também concluiu, em maio, a construção de 3 quilômetros de rede saindo da Subestação Cristalina, onde foram investidos R$ 680 mil para evitar sobrecarga na rede e, consequentemente, garantir a qualidade e a confiabilidade da energia que chega aos clientes. Outra entrega realizada no município este ano foi a instalação de rede de distribuição no distrito de Campos Lindos. A companhia investiu mais de R$ 1,4 milhão para levar energia para cerca de 500 famílias do local, que não contava com rede de distribuição regular em sua totalidade.
Em 2018, a Enel realizou uma grandiosa obra para a cidade, a ampliação da Subestação Cristalina e a construção da Linha de Distribuição de Alta Tensão (LDAT) Cristalina-Luziânia, com 55 quilômetros de extensão. Foram investidos R$ 20 milhões no sistema. Além disso, a empresa tem investido fortemente na modernização da rede elétrica, por isso, até 2020 foram instalados 88 telecontroles no município e, neste ano, a previsão é completar a instalação de outros 39. Os equipamentos telecomandados solucionam 80% das ocorrências de falta de energia, viabilizando o restabelecimento do fornecimento de forma remota e em alguns minutos.
Todos esses investimentos refletem nos indicadores de qualidade da empresa, que apresentaram melhora expressiva. Quando a Enel assumiu a distribuição de energia em Goiás, em fevereiro de 2017, os cristalinenses tinham uma frequência média de interrupções no fornecimento de energia de 26,62 vezes ao ano, e essas interrupções tinham uma duração média de 56,88 horas. Quatro anos depois esses indicadores de qualidade melhoraram muito: a frequência das quedas de energia caiu para 8,69 vezes ao ano (-67%) e a duração baixou para 22,75 horas (-60%).
O programa Enel Compartilha Eficiência ainda realizou duas edições do Troca de Geladeiras em Cristalina, onde foram trocadas 199 geladeiras antigas por outras mais econômicas. Além disso, a loja de atendimento da Enel em Cristalina foi totalmente remodelada em 2019. Passou por uma revitalização completa da estrutura e da forma de atendimento, adotando um novo layout, baseado no conceito chamado lado a lado, em que os clientes ficam mais próximos dos atendentes, valorizando a agilidade e a satisfação dos consumidores. A unidade também ganhou equipamentos de autoatendimento para aumentar a capacidade de operação e agilizar o suporte ao público. E para acelersar o atendimento aos produtores rurais da região, a Enel também disponibilizou tablet no sindicato rural da cidade, com acesso a todos os canais de atendimento da empresa.
Sobre a Enel Distribuição Goiás
A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.