O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral; a titular da SEDF-GO, Caroline Fleury; e o secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Cocalzinho de Goiás, Sebastião Neto, confirmaram ao Jornal Opção Entorno que a região estará contemplada no evento
Após mais de duas décadas, a capital federal volta a receber o maior evento de turismo da América Latina, a Abav Expo, que chega à sua 51ª edição e acontece de 26 a 28 de setembro, no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB). E nada melhor que aproveitar a ocasião para divulgar os potenciais turísticos dos municípios do Entorno e, por extensão, da Ride-DF, já aproveitando a vinda de visitantes de várias partes do Brasil e até do exterior ao “coração” do país.
São esperadas, nesta grande feira promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional), mais de 30 mil pessoas – sendo 10 mil fora de Brasília – e a participação de players de 22 países, 26 estados brasileiros e 15 municípios, além de mais de duas mil marcas do setor turístico, incluindo representantes de hotelaria, gastronomia, transporte, turismo e artesanato. Três pisos do CICB serão reservados para 198 estandes e, no dia 28 de setembro, a feira será aberta ao público, com ingressos a R$ 20.
“A Abav Expo é bastante tradicional e, em termos de negócios, é a número um da América Latina; então, é uma vitrine importante para mostrarmos os destinos turísticos. Estarão todos os estados brasileiros, os municípios turísticos do Brasil, hotéis, bares, restaurantes, operadoras e companhias aéreas, além de vários países presentes”, enumera o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.
Para ele, o fato do evento acontecer no Distrito Federal, será extremamente vantajoso para o Estado de Goiás e em especial para o Entorno, que é a região circundante ao DF. “É uma feira de muita expressão, no coração do Brasil, a logística geográfica facilita bastante, para levarmos o máximo de pessoas possível”, observa. “E, claro, o Entorno será mostrado de maneira única, com seu potencial turístico e sua gastronomia. Embora seja uma feira de negócios, o Entorno estará, sim, contemplado, nesta grande feira”, confirma.Fabrício Amaral: “Embora seja uma feira de negócios, o Entorno estará, sim, contemplado, nesta grande feira” (Foto: Divulgação)
Turismo ecológico
A titular da Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), Caroline Fleury, afirma que o turismo ecológico está entre os destaques do evento, e por ser esta a vertente que mais prevalece na região, é fundamental aproveitar a feira para intensificar a divulgação dos atrativos locais. “Formosa, Cocalzinho e Cristalina, por exemplo, realmente têm muito a oferecer, nesse sentido. E isso se estende à Ride, como Pirenópolis e os municípios da Chapada dos Veadeiros”, ressalta. “O turismo movimenta a economia, gerando emprego e renda, que é o que garante maior autonomia a esses municípios”, analisa.
Por fim, a secretária se mostra confiante quanto à repercussão da Abav Expo para Goiás e o Entorno: “Reitero a importância desse evento para divulgar ao mundo os Encantos do Planalto Central. Estaremos presentes e vai ser um sucesso”, finaliza.
Roteiros já estruturados
Caroline Fleury e Sebastião Neto exibem produtos de Cocalzinho de Goiás, um dos municípios do Entorno divulgados na Abav Expo (Foto: Divulgação)
Na avaliação do secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Cocalzinho de Goiás, Sebastião Ferreira de Lima Neto, a Abav Expo tem muita relevância na valorização dos roteiros turísticos nacionais. E aponta os benefícios da feira para o turismo do município, que integra a Região Metropolitana do Entorno (RME). “Essa edição de 2024 será em Brasília, bem no coração do Brasil, e contará com a presença de agentes e agências de todo o país e do exterior. Para nós, será de suma importância, porque estamos no Entorno e poderemos mostrar nossas belezas naturais e roteiros já estruturados”, frisa o secretário. “Teremos visitas de agentes do Rio de Janeiro e de representantes e agentes de turismo de 10 países, os quais conhecerão nossos atrativos e experiências da Serra dos Pireneus, onde vão passar por Cocalzinho de Goiás e Pirenópolis”, detalha.
O secretário afirma ainda que o município está pronto para receber esse público. “Temos diversas atrações naturais e gastronomia com queijos e vinhos. Inclusive, acabamos de receber oito embaixadas em um dia cheio de experiências e a feira de turismo da Abav só reforça essa promoção que temos buscado para Cocalzinho de Goiás”, conclui.