Pesquisa Abinpet e do Instituto Pet Brasil mostra que o Brasil, em 2023, possuía cerca de 160,9 milhões de pets. Entre cães, gatos, aves, répteis, peixes e pequenos mamíferos, o número apresenta um crescimento de 3,3% em comparação com 2022. Sendo os cachorros a grande maioria, representando cerca de 62,2 milhões. Diante dessa realidade, aumentou a procura por um lar em um ambiente que aceite e que promova bem-estar para esses familiares. Pesquisa da DataZAP+ indica que os compradores consideram o espaço pet (31%) item essencial na hora de escolher um imóvel para morar.
O chamado pet place se tornou tendência nos residenciais por serem locais projetados para que o dono possa brincar, passear e até mesmo cuidar da higiene do pet, sem precisar sair de casa. Os espaços são equipados com circuitos de agilidade, brinquedos, bebedouro e gramado ou espaço para correr. A área é toda reservada para o bem-estar do animal, onde ele pode passear ao ar livre, interagir com outros pets e se exercitar, mantendo-se saudável e sociável.
A Terral Incorporadora é uma empresa que já se adaptou a essa demanda do mercado e, em Brasília, desde 2020, todos os seus empreendimentos contam com um espaço dedicado aos pets. “Projetamos ambientes com foco na segurança e no conforto de todos os membros da família e também para entretenimento e socialização”, afirma Marcus Vinícius Viana, Superintendente de Incorporação da Terral Incorporadora.
Marcus Vinícius explica que os pet places contam com uma infraestrutura completa para que os moradores possam passar mais tempo com os seus animais. “Atualmente, é impossível pensar em um residencial que não tenha um local exclusivo para os mascotes”, afirma. “Sabemos que os bichinhos fazem parte das novas famílias, então priorizamos a comodidade, com uma decoração inteligente, com brinquedos e obstáculos, como rampa, túnel, slalom e escada, promovendo um ambiente estimulante e divertido para eles”.