Os interessados na carreira de Policial Civil estão comemorando o sinal verde da Secretaria de Planejamento do Distrito Federal para a realização de concurso público para o cargo de escrivão da PCDF. São 300 vagas para nível superior e a expectativa é que o edital seja divulgado neste semestre.
O salário inicial é de R$ 8.698,78, além de benefícios e gratificações. A notícia animou os concursandos que aguardam o certame, inclusive os que estão de olhos em outros cargos. Para ajudar na preparação, especialista dá dicas essenciais para aqueles que vão disputar uma vaga.
O primeiro passo para quem quer sair na frente é começar a preparação desde agora, segundo o professor de Legislação Penal Especial Fernando Cocito, do IMP Concursos. “Com os editais próximos, o ideal é acelerar os estudos, com metas diárias de pelo menos quatro horas de estudo”, alerta.
Segundo ele, a análise do último edital sempre deve ser a base dos estudos. “Na última prova, caíram 15 questões de informática e outras 15 de raciocínio lógico, matérias que merecem uma atenção especial. No tocante ao Direito Penal e Processual Penal, caíram duas dezenas de leis especiais, que também merecem um estudo mais aprofundado”.
O conteúdo específico também não deve ser a única preocupação. “É importante se manter atualizado, com noticiários e leituras de jornais e revistas, tudo visando uma boa redação. Estar fisicamente preparado também é importante. Tente se manter em forma, reservando um espaço do dia para as atividades físicas. Isso também é bom para a mente”, explica Cocito.
Além do conteúdo, a pressão é uma das maiores dificuldades que os candidatos enfrentam na hora da prova, de acordo com o professor. “Trata-se de concurso que mexe com o brasiliense, dado o número expressivo de vagas e a boa condição de trabalho que a Polícia Civil possui. É preciso estar em paz, seguro de si. Essa segurança só vai decorrer de estudo sério e compromissado”, aconselha.
De acordo com dados do Portal da Transparência do Distrito Federal, existem 4.102 postos vagos na Polícia Civil do DF. São eles: agente polícia de custódia (452), agente de polícia (2750), escrivão (398), papiloscopista (240), perito médico legista (83) e perito criminal (179).
Somente para a carreira de agente de polícia, conforme a Lei nº 12.803, foram aprovadas 5.649 vagas, porém, 2.750 estão desocupadas. Já para o cargo de escrivão foram 1.000 vagas aprovadas e, dessas, 398 não foram preenchidas.