Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

“Espiral – Manutenção, Sustentabilidade e Expansão Criativa”, projeto d’As Caixeiras Cia. de Bonecas

As Caixeiras Cia. de Bonecas, com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do DF – FAC, dá início ao projeto de manutenção e expansão dos trabalhos da companhia ao longo de 2025. Como ponto de partida, a Companhia realiza uma imersão em dramaturgia de síntese em Olhos D’Água (GO).

Durante quatro dias, nove artistas — entre locais, nacionais e internacionais — fazem um mergulho no universo da dramaturgia do Lambe-Lambe, compartilhando processos criativos e fortalecendo vínculos na linguagem. Para o encerramento da residência, elas participam, no dia 22 de abril, do lançamento do livro “Teatro Lambe-lambe: uma parição brasileira”, no Teatro dos Bancários, onde se apresentam das 19h às 20h.

O livro “Teatro Lambe-lambe: uma parição brasileira”, escrito por Amara Hurtado, Denise Di Santos, Jirlene Pascoal, Mariana Baeta e Sérgio Maggio, narra a história e a evolução dessa arte criada em Salvador (BA) em 1989 por Ismine Lima e Denise Di Santos, inspirada em fotógrafos ambulantes. A obra aborda desde o primeiro espetáculo, “A Dança do Parto”, até a expansão global dessa linguagem teatral, destacando sua técnica minuciosa e temas contemporâneos. O projeto é uma iniciativa do Festival Mistura Geral – Artes Cênicas, apoiado pela Secretaria de Cultura do DF, e está disponível por R$ 50 (Editora Bloco B, 154 páginas).

Outras ações do projeto de manutenção:

O “Espiral” também inclui:

Circulação de três espetáculos (AMORQuinina e A Partida) em oito pontos culturais do DF;

Oficina de Teatro Lambe-lambe para iniciantes (vagas limitadas, inscrições a R$ 50);

Temporada do espetáculo De Outro Jeito, inspirado no livro O Homem que Amava Caixas, com apresentações no Guará e em Sobradinho.

O eBook: um legado para o público

Começando na residência imersiva e trabalhado ao longo de toda a duração do projeto de manutenção da Companhia, será produzida uma publicação digital. Um eBook que vai trazer textos, imagens e reflexões, oferecendo ao público um documento único sobre a prática artística do Teatro Lambe-lambe. “Queremos que essas vozes ecoem além da residência, inspirando novos criadores e ampliando o diálogo sobre essa linguagem tão singular”, destaca a equipe d’As Caixeiras.

Serviço

eBook: disponível para download em setembro.

Mais informaçõeshttps://www.ascaixeiras.com/

Sobre As Caixeiras Cia. de Bonecas

Coletivo artístico dedicado ao teatro de animação, o grupo alia tradição e inovação, explorando narrativas sensíveis por meio de bonecos, objetos e dramaturgias sintéticas.