Chiara Nilsson, 17 anos, sonha com o curso de Psicologia Forense em uma universidade no exterior. Enquanto essa fase não chega, ela aproveita para ganhar experiência internacional. Aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Marista Águas Claras, Chiara é a única brasileira a participar da Children all Polices (CAP 2030).
Após uma concorrida seleção, Chiara agora integra o Conselho Consultivo da Juventude com 21 estudantes, que reúne jovens, de 13 a 18 anos, de todos os continentes, selecionados para fornecer informações e orientação em todas as áreas de trabalho do CAP-2030. O conselho conta com integrantes de 16 países.
Segundo o CAP-2030, eles impulsionam ações sobre mudanças climáticas: “amplificando as vozes e perspectivas das crianças; e apoiando os formuladores de políticas com evidências e dados sobre o impacto sobre as crianças e o que funciona para protegê-las agora e no futuro”.
Chiara explica que ficou entusiasmada com a Simulação Internacional Marista (SIM) de 2022. “Após uma participação ativa nesse projeto do Colégio, percebi que tinha muito interesse em contribuir com as questões globais”, conta.
A estudante se inscreveu no CAP 2030 após sugestão do pai, que trabalha na área de saúde e costuma ter contato com universidades internacionais. Após fazer a inscrição, onde explicava seu interesse pelo projeto, fez entrevista com coordenadores e foi selecionada. O resultado da seleção ocorreu em fevereiro e a primeira reunião foi no início de maio.
Chiara é a líder do grupo de Mudanças Climáticas. Os encontros não têm periodicidade definida, mas acontecem várias vezes durante quatro anos. Além disso, os participantes se comunicam via e-mail para discutir as pautas. Com a participação na CAP 2030 ela aposta em fazer conexões e melhorar ainda mais seu currículo.