Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

“Família Addams 2: Pé na Estrada” estreia nos cinemas com a mesma fórmula do 1º filme

Com a chegada do Halloween nos próximos dias, os cinemas começam a ficar movimentados com atrações voltadas para a temática do terror e do sombrio, mas a criançada também pode se divertir com filmes em um estilo parecido, porém mais apropriados para a idade.

Desta forma, um deles é Família Addams 2: Pé na Estrada, que estreia nesta quinta-feira (28) nos cinemas. O longa é a continuação do filme de 2019, também dirigido por Greg Tiernan (Festa da Salsicha) e Conrad Vernon (Shrek 2), desta vez com roteiro de Ben Queen (Carros 2) e Susanna Fogel (Meu ex é um espião).

Tradição

A animação da Universal Studios acompanha a tradicional família que marcou presença em gerações com o passar dos anos. Criada em 1930 pelo cartunista norte-americano Charles Addams, os Addams foram representados em diversas frentes da Cultura Pop, como nos quadrinhos dos anos 30, a série em preto e branco dos anos 60, os filmes dos anos 90 e agora as animações do século 21.

“Perturbados que seus filhos estão crescendo rápido, Morticia (Charlize Theron) e Gomez (Oscar Isaac) e fazendo coisas que não faziam, eles decidem colocar a família inteira no trailer assustador para uma miserável viagem de férias. Percorrendo os EUA inteiro, a família Addams encontra primos distantes e novos amigos. O que poderia dar errado?” – sinopse oficial

Família Addams 2: Pé na Estrada começa com a feira escolar de Vandinha, porém, sua família acaba destruindo o local. Magoada, a filha se distancia e gera a preocupação dos pais, que resolvem fazer uma viagem em família pelos Estados Unidos.

Entretanto, pouco antes de cair na estrada, eles são surpreendidos com um advogado que diz que há uma possibilidade de Vandinha ter sido trocada na maternidade e não ser filha de Gomez e Mortícia.

Na sequência, os Addams se aventuram na estrada tentando unir mais a família e passam por locais marcantes, como o Grand Canyon, as Cataratas do Niágara e Miami.

No caminho, a turma composta por Gomez, Mortícia, Vandinha (Chloë Grace Moretz), Feioso (Javon Walton), Tio Chico (Nick Kroll), Tropeço (Conrad Vernon) e Mãozinha faz novas amizades e encontra rostos conhecidos, como o primo It, o mais descolado e que vem sempre acompanhado de músicas do rapper Snoop Dogg, que é o responsável pela dublagem do personagem na versão em inglês.

Quando estão na viagem, Gomez tenta fazer programas divertidos para se aproximar de Vandinha, mas todos vão dando errado, assim como a tentativa do filme em mostrar a relação entre pai e filha, que acaba sendo esquecida no desenvolvimento do longa.

Este é um exemplo do andamento do roteiro, que parece não ter foco e anda em marcha lenta conforme o tempo passa, até que no final a resolução é simples e pouco empolgante.

Referências

Ainda assim, os roteiristas encaixaram boas piadas na trama, especialmente com o estilo da família em transformar o horripilante em cômico, como os jantares, que na obra são chamados de ritual de mastigação.

Além disso, as referências prometem tirar gargalhadas do público, como as citações discretas à pandemia e a banda Talking Heads (Cabeças Falantes). Outro grande easter egg é um momento que remete ao clássico de terror Carrie – A Estranha, que inclusive tem uma relação com o novo filme dos Addams, já que a atriz Chloë Grace Moretz é a dubladora de Vandinha e interpretou Carrie na refilmagem feita em 2013.

Vandinha acaba por ser a grande cara do filme (Imagem: Universal Studios/Divulgação)

Sombrio

Vandinha, inclusive, acaba por ser a principal personagem do filme em diversos aspectos, desde seu humor irônico e personalidade forte até ser a integrante da família que mais apresenta desenvolvimento ao longo da trama. Seu visual sombrio, porém divertido, é um retrato da animação, que alterna entre as cenas mais obscuras dos Addams com as cores vibrantes e alegres típicas de uma animação.

Somado às cores, o filme também utiliza de outro fator comum das animações, que é a mensagem de reflexão para o público. Desta vez, o que é passado é a valorização da família e especialmente valorizar as diferenças, até porque o D a mais em Addams significa “diferente”. Porém, a mensagem é passada de forma rasa e falha em emocionar o espectador.

Fórmulas

De maneira direta, Família Addams 2: Pé na Estrada foi uma continuação inesperada do filme de 2019, já que o primeiro longa não foi bem recebido, mas a nova obra repete fórmulas de seu antecessor.

Como pontos negativos, o mais gritante é o roteiro fraco e mal desenvolvido, enquanto os pontos positivos são principalmente os toques de humor, com foco nos momentos onde fazem graça de coisas teoricamente assustadoras.

Os Addams passeiam por vários cantos dos EUA em sua nova aventura (Imagem: Universal Studios/Divulgação)

Apesar de tudo, o filme é voltado para crianças e tem tudo para ter sucesso entre tal público, já que os personagens caricatos trazem uma divertida estranheza que combina com a família mais esquisita do mundo.

Por fim, fãs da família Addams também podem se divertir vendo seus personagens queridos de volta nas telonas trazendo suas tradicionais bizarrices.

Ficha técnica

Título original: The Addams Family 2

Gênero: Animação e comédia

Elenco principal: Oscar Isaac, Charlize Theron, Chloë Grace Moretz

Direção: Greg Tiernan e Conrad Vernon

Roteiro: Ben Queen e Susanna Fogel

Duração: 1 hora e 33 minutos

Distribuidor: Universal Studios

Nacionalidade: Estados Unidos

Por Arthur Ribeiro*

*O repórter assistiu o filme a convite do Espaço/Z

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira