Férias escolares é um momento inesquecível na vida dos estudantes. É mais ou menos assim: o aluno está estudando e fica ansioso para chegar o período de férias; está em férias, a vontade é outra. Quer retornar para o ambiente escolar, para junto dos colegas de classe, dos professores, enfim, para a comunidade escolar.
É nas férias que mais acontecem os passeios em família. No período de férias escolares é muito comum a família viajar junta. Às vezes para o interior (fazenda, chácara, sítio, cidade pequena), para casa dos parentes com a finalidade de revê-los. Outras vezes, para a praia ou para cidades turísticas.
Essa fase do ano, que é muito esperada pelos estudantes, eu costumo associá-la com os personagens das histórias em quadrinho de Walt Disney, presentes nos gibis que eu lia na infância (Pateta, Mickey, Pluto, Donald, Horácio, Clarabela, Mínie, etc…). Além desses, tinha Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e outros de Maurício de Sousa. Os almanaques eram muito esperados no período de férias pela criançada. Tinham tantas histórias sobre férias escolares que povoavam a imaginação dos leitores e da meninada. A minha até hoje fica “acesa” com os sonhos e as boas memórias por causa desses momentos inesquecíveis que envolviam o período de férias escolares e as histórias dos gibis.
Outra coisa que é interessante é a saudade dos colegas, dos professores e do ambiente escolar. Mesmo em férias, não se tinha como esquecer os melhores amigos. O colega que sentava na cadeira ao lado da gente, para quem o lugar era guardado. O que falar em então da menina mais bonita da sala, que era a mais bem tratada pelos meninos. Todos muito gentis e educados com ela. Sempre com sorrisos inocentes e palavras afáveis. E da professora mais bonita, quem não se lembra? A minha era professora Regina, ela era magra, alta (talvez porque era pequeno), morena de olhos claros e deixava duas mechas de cabelo na parte da frente do rosto, uma de cada lado, e prendia o restante do cabelo com uma espécie de rabo de cavalo. Era muito educada. Teve uma vez que ao final da aula, quando estávamos saindo, ela revolveu dar um beijo de despedida nos alunos. Era uma fila enorme de meninos para receber esse beijo. E uns, mais assanhados e engraçadinhos, comentavam: “- Nunca mais vou lavar meu rosto!”
As férias estão acabando. Já, já começa um novo período escolar. A sensação de recomeçar novamente a estudar era muito boa. Comprar material escolar com os pais, rever os amigos e fazer novos. Conhecer novos professores. Estudar novas matérias. Brincar na hora do recreio, e ainda, antes do início das aulas e ao término delas. E aquele barulho na hora de fazer fila para o lanche, todos falando ao mesmo tempo? Ninguém reclamava dele. Parece mentira, mas até o toque da sirene marcando o início e o final das aulas faz falta. É hora da volta às aulas. Esses momentos são impagáveis.
Francisco Moacir Barros