Fim de janeiro. Fim das férias escolares. E vai começar tudo de novo. Em todas as escolas do país as aulas estão voltando.
Uma mistura de alegre expectativa e responsabilidade pelo retorno às aulas toma conta dos corações dos estudantes e, quando for o caso, dos responsáveis por eles. Rever os colegas, os professores, os assistentes escolares, a direção, (…) é algo muito esperado pelos alunos. O uniforme novo, o material escolar recém adquirido, o primeiro dia de aula do ano, tudo isso cria um clima que irá acompanhar e constituir a memória feliz dos alunos.
É necessário entender-se que a construção do futuro da nação está nas mãos dos estudantes. Nenhum país do mundo, em toda a história da humanidade, tornou-se grande sem o estímulo da aprendizagem, sem o aumento do conhecimento dos seus nacionais. O retorno às aulas é o que possibilita o crescimento e o desenvolvimento do ser humano e do Brasil. Os momentos alegres que as férias escolares proporcionaram irão ficar na memória dos aprendizes e de seus familiares. Mas agora, a escola chama. Chama para um relacionamento maior com os novos conhecimentos e para a prevenção e combate à violência. O saber possibilita isso. Como já dizia Sigmund Freud, “Só o saber traz o poder.”
Não acredito que o aumento da violência e o uso de armas de fogo por parte da população irão mudar a forma de pensar de toda a coletividade. Pelo contrário, esses são fatores que contribuem para o empobrecimento da humanidade e para que alguns seres humanos se julguem no direito de fazer justiça com as próprias mãos. E com isso acreditarem estar autorizados pelo Estado que podem, impunemente, matar, prender, torturar e justiçar os próprios semelhantes, outros seres da mesma raça. Isso, em muitos casos, com o estímulo político-ideológico das maiores autoridades legais constituídas no país. Aqui é importante lembrar de Mahatma Gandi, que ensinava que “A violência gera a violência”.
Por último, considero ser importante trazer à memória o que já dizia o velho caudilho sulista Leonel Brizola: “Sem a preparação do ser humano, não há desenvolvimento. A violência é fruto da falta de educação.
Feliz retorno às aulas.