O período das férias escolares é sinônimo de diversão, mas não se pode deixar de lado os bons hábitos, especialmente aqueles voltados para a saúde bucal. Nessa época, as crianças passam mais tempo fora da rotina à qual estão acostumadas, quando vão para colônia de férias, viagens, casas de parentes, vizinhos ou cuidadores, dentre outros. Assim, podem ficar períodos maiores sem escovar os dentes e até mesmo se alimentando mal, com o consumo excessivo de doces e outros alimentos cariogênicos – isto é, aqueles que podem causar cáries. Por essa razão, a odontóloga Márcia Luz alerta para que pais e todos os envolvidos na educação das crianças estejam atentos para o fato de que elas precisam ser orientadas sobre escovação e alimentação, mesmo durante os dias de descanso.
“Seja nas férias ou durante as aulas, é importante sempre manter a higiene bucal em dia para ter dentes e gengivas saudáveis”, destaca Márcia. Segundo ela, se a criança já tem uma rotina regrada, não será difícil mantê-la, basta um pouco de incentivo e criatividade dos pais. “Para deixar a boca da criança com um gostinho de férias, pode ser utilizado um creme dental infantil, com embalagens de temas divertidos e que seja do gosto dela. Desde que a pasta escolhida tenha a quantidade correta de flúor para aumentar a taxa de minerais do esmalte dentário, o que ajudará a combater as cáries. Desta forma, ficará mais fácil manter o sorriso sempre saudável”, orienta. Ela ainda acrescenta que não se deve deixar de lado o uso fio dental pelo menos uma vez por dia, antes de dormir.
Quanto a alimentação, que está intimamente ligada à saúde bucal, a odontóloga sugere que sejam preparados lanchinhos e refeições rápidas e saudáveis para os pequenos fazerem entre as principais refeições, quando estiverem em casa ou em passeio, por exemplo. “Frutas são coringas e podem ser levadas já higienizadas nos passeios, e também legumes, como tomatinhos cereja, pepino e cenoura cortados em palitinhos, que são ótimas alternativas. Outra opção é preparar sanduíches naturais, bolos caseiros e até cookies, dando preferência a ingredientes mais saudáveis durante o preparo”, propõe. Além disso, Márcia Luz recomenda uma visita a um odontopediatra antes do retorno às aulas para um checkup preventivo, para que a criança retorne para a escola com a saúde bucal em dia.