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Férias sem telas e brincadeiras educativas

As férias escolares são uma oportunidade perfeita para as crianças explorarem novos horizontes, longe das telas dos dispositivos eletrônicos. Esse período pode ser preenchido com atividades que, além de entreter, promovem o desenvolvimento integral dos pequenos. Brincadeiras educativas desempenham um papel essencial no fortalecimento de habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais, além de estreitar os laços familiares de forma significativa.

Para entender melhor como incentivar essa prática, conversamos com Flávia Pinheiro Della Giustina, pedagoga, psicopedagoga e professora no curso de Pedagogia do Centro Universitário UNICEPLAC.

Quais os principais benefícios de reduzir o tempo de tela das crianças durante as férias escolares?

A redução do tempo de uso de telas traz diversos benefícios para o desenvolvimento integral das crianças, principalmente por enriquecer as suas aprendizagens e socialização durante as interações promovidas pela prática do brincar, além de oportunizar vivências que valorizam a ludicidade, fortalecem habilidades socioemocionais, motoras e cognitivas.

Que tipos de brincadeiras educativas você recomenda para entreter as crianças e estimular o aprendizado ao mesmo tempo?

Algumas atividades educativas e divertidas podem ser realizadas em casa, com a família, por exemplo, pintura e desenho, modelagem com massinha ou argila, criação de brinquedos com materiais descartáveis. Estas atividades podem ser realizadas com a mediação de um adulto, juntamente com outras crianças, ou ainda sozinhas. No contexto do jogo, do brinquedo e da brincadeira, recomenda-se oportunizar sempre de maneira livre e prazerosa, ou seja, de forma que tais práticas recreativas tragam possibilidades de exercitar a construção de novos conhecimentos para as crianças, que integrem diversão e aprendizado, pelas experiências diferenciadas, interações mediadas ou entre pares diversificados.

Como os pais podem equilibrar o uso de tecnologia com atividades offline durante o período de férias?

Uma boa estratégia é estabelecer uma rotina, um horário equilibrado de descanso e atividades. É importante evitar que as crianças passem horas em frente à televisão, videogames, computadores ou dispositivos móveis. Embora seja importante manter as crianças em atividades, o descanso e a diversificação na rotina nesse período são fundamentais. As crianças precisam de tempo para relaxar e brincar. Atividades estruturadas ou sistematizadas como as tarefas escolares são parecidas com as das escolas, e podem ser substituídas por jogos e brincadeiras educativas. Lembrando que é na brincadeira que a criança aprende.

Existem muitas programações de férias gratuitas ou de baixo custo, tais como parques, museus, clubes, bibliotecas, que oferecem atividades como contação de histórias, oficinas de artesanato, sessões de cinema e teatro, por exemplo.

Quais estratégias podem ser usadas para tornar as brincadeiras ao ar livre mais atrativas para as crianças?

Todas as brincadeiras que envolvam a participação da criança na preparação, na criação das atividades, que as envolvem na exploração e na interação com seus pares podem tornar as brincadeiras atrativas, e o mais importante, é que haja apoio e incentivo dos adultos para que os espaços e recursos estejam adequados para estas brincadeiras.

Que tipos de atividades podem ajudar as crianças a desenvolverem habilidades criativas e motoras longe dos dispositivos eletrônicos?

Na companhia dos pais, ou responsáveis, outras atividades recreativas como cozinhar podem ser prazerosas, fortalecer os laços afetivos e ainda oportunizar experiências matemáticas como medidas e frações, além de oportunizar o desenvolvimento de habilidades para a vida. A contação de histórias também é uma atividade que desenvolve a criatividade e expressão verbal, aumenta o vocabulário, permite a reflexividade e desenvolve habilidades socioemocionais. Dedicar um tempo diário para leitura de livros infantis, histórias em quadrinhos ou contos clássicos pode ser um momento agradável e de muita diversão para toda a família. Outras atividades também podem ser divertidas e interativas, como origamis, jogos de tabuleiro, jardinagem para quem tem espaços externos, quebra-cabeças e brincadeiras ao ar livre com bolas, cordas e circuitos.

Quais atividades podem ser feitas em casa e que não exigem muitos recursos, mas ainda são educativas e divertidas?

Algumas atividades educativas e divertidas podem ser realizadas em casa, com a família, por exemplo, pintura e desenho, modelagem com massinha ou argila, criação de brinquedos, jogos ou enfeites com materiais descartáveis. Estas atividades podem ser realizadas com a mediação de um adulto, juntamente com outras crianças, ou ainda sozinhas.

Que mensagem você deixaria para os pais sobre o impacto positivo de incentivar brincadeiras educativas nas férias?

Fiquem próximos das suas crianças, aproveitem com elas cada momento que estiverem juntos, compartilhem atividades cotidianas e estabeleçam uma comunicação efetiva, de troca e aprendizados pela brincadeira. O tempo passa, as experiências criam marcas e raízes para um crescimento fortalecido pelas interações afetivas, pelos vínculos positivos que são formados na infância. Dessa forma, as crianças têm seus direitos garantidos: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.