Auditores da Receita da Secretaria de Economia do DF (Seec) apreenderam um total de R$ 825 mil de mercadorias irregulares durante fiscalização de rotina na madrugada desta quarta-feira (28) nas rodovias BR-020 e BR-060. A operação foi conduzida pela Gerência de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (GEFMT) da Coordenação de Fiscalização Tributária (Cofit).
Os produtos com notas fiscais inidôneas foram retidos no depósito de bens apreendidos da secretaria. Na lista das mercadorias, estão bebidas, produtos eletrônicos, bolsas e materiais de construção. Um caminhão carregado de uísque e óleo de soja teve o valor da carga, com nota irregular, avaliado em R$ 500 mil.
“Verificamos que as documentações fiscais apresentadas possuem declarações divergentes em relação à carga contida no veículo”, afirma o coordenador de Fiscalização Tributária da Seec, Silvino Nogueira Filho. Algumas mercadorias já foram liberadas após a notificação do contribuinte, e outras se encontram em procedimento de fiscalização com os produtos retidos no depósito.
Os impostos recolhidos, lembra a Seec, são utilizados pelo Estado como receitas tributárias aplicadas no desenvolvimento de políticas públicas – obras, educação, saúde, segurança, mobilidade e programas sociais, entre outras ações. A atuação sistemática do fisco tem por objetivo recuperar recursos que deixariam de entrar nos cofres públicos do DF.
*Com informações da Secretaria de Economia
Agência Brasília* | Edição: Chico Neto