Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

“Foi a melhor oportunidade da minha vida”, diz médica formada na UCB pelo FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), programa do Governo Federal, foi fundamental para que a brasiliense Evelyn Sousa Nascimento realizasse o sonho de ser médica. Quando prestou vestibular, em 2016, não tinha recursos para pagar nem a taxa de inscrição da prova. Soube por uma amiga sobre o FIES, se cadastrou e conseguiu bolsa de quase 100%. “Foi algo que realmente mudou a minha vida, mudou a minha realidade. Hoje eu tenho outro estilo de vida, muito mais tranquila, apesar da correria e das responsabilidades que a minha profissão exige. Pra mim foi extremamente gratificante e eu tenho muito orgulho de contar, porque foi a melhor oportunidade da minha vida”. Graduada em medicina pela Universidade Católica de Brasília (UCB) em 2022, hoje é médica generalista em Pronto Atendimento do Exército Brasileiro e atua externamente com Medicina do Trabalho.

Evelyn conta que não tinha condições de passar nas instituições públicas e tão pouco ir para fora de Brasília para estudar. Por esse motivo, o FIES foi decisivo em sua vida. E as questões financeiras, de fato, figuram no topo da lista dos principais fatores que levam o estudante a desistir da graduação. É o que aponta a pesquisa realizada pela Workalove em parceria com o Instituto Semesp, entre março e abril deste ano. A solução mais viável para superar essa barreira é justamente um esforço conjunto entre poder público e organizações privadas. Por esse motivo, além do FIES, as Instituições de Ensino Superior (IES) do Grupo UBEC possuem programas de Financiamento e Parcelamento das mensalidades. Tudo para que os estudantes da graduação consigam concluir o ensino superior.

Na UCB, por exemplo, quand0 um estudante busca os setores responsáveis alegando dificuldades financeiras, o primeiro passo é o acolhimento. O atendimento é feito por um assistente social, que identifica as necessidades do estudante e pode encaminhá-lo para a rede de apoio necessária, explica Vinícius Souza de Araújo, coordenador executivo de assistência social do Grupo UBEC. Nessa conversa são apresentadas as possibilidades existentes para abatimento nos valores das mensalidades, quando possível, e também formas de parcelamento e financiamentos estudantis, ofertadas por empresas privadas ou pela própria instituição.

Programa Estudantil UBEC, conhecido como PEU, é uma forma de parcelamento das mensalidades da graduação presencial ofertada pelo Grupo UBEC. Destinada a estudantes com renda familiar per capita de até 5 (cinco) salários-mínimos, o PEU permite o pagamento da mensalidade no dobro do tempo, sem cobrança de juros e sem exigência de fiador.

A UCB também possui parceria com o PRAVALER e o CREDIES, ofertados por empresas privadas, que financiam 50% do valor da mensalidade no dobro do tempo do curso para os alunos calouros na modalidade presencial, exceto para o curso de medicina. O cadastro é feito diretamente na plataforma da financeira, onde o candidato e seu fiador passam por uma análise de crédito. Caso esteja apto para contratação do financiamento, a UCB dá os encaminhamentos necessários, sendo responsável pela aprovação/geração dos contratos dentro da plataforma da financeira e ajuste das parcelas financiadas, realizando semestralmente a renovação dos contratos.

Cerca de 600 estudantes da UCB utilizam formas de financiamento e parcelamento das mensalidades, seja pelo FIES, PEU, CREDIES e PRAVALER. Essas facilidades também são ofertadas em outras IES mantidas pelo Grupo UBEC, como o Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste), o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) e a Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR), que juntos somam mais de 1.000 estudantes acolhidos.

O Grupo UBEC possui também o Programa de Concessão de Benefícios (PCB), que realiza o acolhimento e operacionaliza a concessão das bolsas filantrópicas (Bolsa Social e Prouni), para os estudantes em cada uma das unidades de Ensino Superior.

Por entender que a educação é um meio para transformação da sociedade e, a fim de melhorar a permanência dos estudantes no ensino superior, a UBEC firmou Parcerias e Convênios com outras instituições. Esses convênios permitem a funcionários de empresas, profissionais sindicalizados, e outras categorias receberem condições especiais de pagamento. Saiba mais como funcionam os convênios em cada unidade:

Outros descontos e benefícios
A UCB oferece vouchers, que são descontos distribuídos em ações de marketing promovidas pela universidade. Os percentuais variam de acordo com a modalidade do curso e os objetivos da campanha.

Todo semestre existe ainda a oferta de bolsas disponibilizadas pelo Santander, como auxílio nos estudos, que podem variar de acordo com a modalidade. A analista da Coordenação de Relacionamento da UCB, Karen Lohanne da Silva Carvalho esclarece que no Santander Graduação o auxílio é de R$ 300 durante 12 meses, depositados diretamente na conta indicada pelo aluno. E no Santander Superamos Juntos é disponibilizado o crédito no valor de R$ 3.700, que são utilizados para abatimentos nas mensalidades até a finalização do valor. O processo é feito por meio de inscrição e são analisados renda e índice de vida para determinar os candidatos contemplados.

Legenda da foto: Evelyn Nascimento, graduada em Medicina pela UCB por meio do FIES.

Crédito da foto: Arquivo Pessoal