Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Gama terá Centro de Atendimento ao Turista e espaço para artesanato

Em busca do desenvolvimento do turismo na região administrativa do Gama, a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, se reuniu com o administrador, José Elias de Jesus, para conhecer os pontos mais positivos para o setor na cidade e discutir estratégias para a promoção do turismo.

A Administração Regional receberá um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), local para receber os visitantes, prestar informações e dar dicas sobre as atrações mais relevantes. A sede administrativa também terá um espaço dedicado ao artesanato, o que gera renda para os artistas locais e movimenta a economia da região.

Para o administrador, José Elias, as ações valorizam a cidade e são uma oportunidade para a melhoria de vida dos moradores. “A visita técnica da secretária Vanessa Mendonça no Gama agrega um valor inestimável nas possibilidades de difundir o turismo, gerar emprego e renda da nossa cidade. Destaco ainda a valorização das pessoas de renda mais baixa, em especial os artesãos e pessoas ligadas à cultura”, ressaltou.

Outro avanço já definido é a elaboração de um projeto que irá mapear os pontos mais positivos para o turismo e apontar as principais necessidades para melhorias. “Nosso objetivo maior é que tanto os moradores quanto as pessoas que visitam o Gama tenham informações disponíveis sobre a cidade, as regiões vizinhas e também sobre o centro Brasília, para estimular que o turista e o morador conheçam os inúmeros pontos interessantes para visitação que temos no DF”, explicou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

A equipe da Setur-DF aproveitou a ida para visitar pontos importantes para a região, como o Estádio Bezerrão, a Igreja São Francisco de Assis, o Cine Itapoan, o Espaço Galpanzinho, a Feira Azul e a Semente Cia de Teatro.  

O Gama

Assim como Brasília, o Gama completa 60 anos em 2020, atualmente possui mais de 120 mil habitantes e é uma região formada por área urbana e rural. Projetada pelo arquiteto Paulo Hungria, o formato da cidade lembra o de uma colmeia. As quadras possuem formato hexagonal e, internamente um formato triangular. Em cada triângulo, há um setor comercial.

Um destaque para quem vai ao Gama é o Estádio Walmir Campelo Bezerra, o Bezerrão. O local recebe jogos do campeonato brasiliense e também clássicos do futebol nacional. Além disso, foi uma das sedes da Copa do Mundo FIFA Sub-17, em 2019 e recebeu tanto a abertura quanto o encerramento do campeonato.