Muralismo, um movimento artístico que ganha cada vez mais projeção, é a escolha do Grupo Flamboyant para uma nova intervenção artística na capital goiana. Desta vez, a artista brasileira de influência internacional Ananda Nahú foi convidada a representar importantes referências da cultura goiana em um intenso processo criativo, que promete dar forma à maior arte 3D da América Latina. O local escolhido é a futura central da Flamboyant Urbanismo que, aos poucos, ganha contornos de um gigantesco mural, repleto de elementos que evocam a goianidade. A obra de arte ainda prevê uma instalação artística em lonas de 360 graus, que se estenderão pela fachada do empreendimento. Enquanto ganha vida, o mural de arte a céu aberto segue sendo pintado à mão pela artista.
Com uma paleta de tons flamejantes, que varia do vermelho ao dourado, a obra evidencia elementos como o pôr do sol, a terra fértil e as riquezas produzidas no Estado, numa intensa alusão ao crescimento que floresce em Goiânia. A natureza é representada de várias formas, destacando o flamboyant, árvore típica da cidade, enquanto a força e a cultura do artesanato são celebradas em trançados que remetem à palha, valorizando o apreço por trabalhos manuais. A aplicação das lonas, que ocorrerá em fase posterior, tem como proposta agregar movimento e estética, refletindo a moda, a sofisticação e o design, tão valorizados no mercado goiano.
Com quase duas décadas de carreira, Ananda Nahú é pintora, muralista e artista, reconhecida pelo multiculturalismo visual. Sua obra se destaca pelo extenso estudo de referências antropológicas, que conferem um estilo inconfundível. Especializando-se em valorizar traços culturais de diferentes sociedades, Ananda é reconhecida por resgatar a história da arte das diversas nacionalidades para a contemporaneidade, ressignificando antigas manifestações artísticas para atender às necessidades de expressão da atualidade.
“O trabalho exclusivo que estamos desenvolvendo em Goiânia é pensando para celebrar essa diversidade de valores. Minha arte defende o propósito de representar elementos que criem conexão com cada cidade. Queremos que as pessoas se sintam em casa ao ver o mural, pois as referências são do Estado e de uma empresa que faz parte da história de transformação da cidade em vários aspectos. O urbanismo nada mais é do que a organização dos espaços ao passo que o mural organiza importantes traços da cultura, numa materialização urbana que se traduz em arte”, antecipa a Ananda sobre sua inspiração e processo criativo.
Sobre a Flamboyant Urbanismo
A trajetória de sucesso da Flamboyant Urbanismo naturalmente se funde ao desenvolvimento sustentável do Jardim Goiás, que ao lado de empreendimentos como Alphaville Flamboyant (Grand Prix Excelence 2003, em Paris), condomínios horizontais de luxo e outros projetos comerciais e residenciais com a chancela da marca, concentra o metro quadrado mais valorizado da capital. Unidade de negócio do Grupo Flamboyant, desde a sua fundação em 1976, a Flamboyant Urbanismo se dedica a promover e atrair investimentos de alto impacto a Goiânia, aliados a uma qualidade urbanística única, que sesomam à uma reconhecida conexão e vocação para propor novas referências à cidade, a exemplo do primeiro shopping da capital. Em nome de um futuro promissor para a região, investiu de forma visionária em inúmeras parcerias públicas e privadas e desde então, marcos significativos compõem essa trajetória. A entrega do primeiro bairro planejado à capital goiana com a assinatura de um dos maiores urbanistas do Brasil, Prestes Maia, doações de áreas que hoje abrigam relevantes espaços públicos – Autódromo Internacional, Estádio Serra Dourada, Paço Municipal, Centro Cultural Oscar Niemeyer, Parque Flamboyant Lourival Louza e outros – são alguns marcos. Com sólida atuação no mercado goiano, o seleto portfólio contempla mais de 20 empreendimentos entregues com a participação ativa da Flamboyant Urbanismo e mais de 8 milhões de metros quadrados em landbank em áreas estratégicas.