O governador do Distrito Federal (GDF), Ibaneis Rocha, lançou, nesta terça-feira (22), na Comunidade Rural do PAD-DF/ Paranoá, o programa SOS DF Rural, que faz parte do SOS DF, e consiste em ações emergenciais que vão desde reparo de estradas a serviços de roçagem,poda de árvores, coleta de lixo e entulhos,capinagem e revitalização de pontos de encontro comunitário. A administradora do Gama, Juliana Navarro, participou da solenidade.
Segundo Ibaneis, o objetivo é melhorar a vida do produtor rural. “Eu sei das necessidades do homem e da mulher do campo e é, exatamente, por conhecê-las que eu quero integrar todas as equipes do DF para que possamos dar dignidade ao trabalhador rural”, afirmou.
Gama
Desde o início deste mês, estradas rurais do Gama têm passado por ações de recuperação, tais como Avenida Buritis e a Rua Sucupira que ficam próximas à DF 475. Em breve, ações como essas serão intensificadas com a chegada do programa.
“O SOS Rural é uma operação inédita no DF porque é uma ação emergencial integrada entre os agentes do governo para manutenção das estradas rurais, limpeza das áreas de transbordos e locais com entulho ou lixo acumulado, poda e retirada de galhos, manutenção de postos de saúde e escolas rurais, além dos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER)”, explicou a administradora Juliana.
O Gama é uma região do DF que tem uma expressiva produção rural. Entre os produtos agrícolas estão: milho, hortaliças, café, morango, banana, entre outros.
Integram o SOS Rural no Gama: a Administração, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (SEAGRI), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (EMATER), a Central de Abastecimento (CEASA) e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU).