Dando continuidade às festividades que começaram na cidade de Goiás com a 148ª Folia do Divino Pai Eterno, o governador Ronaldo Caiado recebeu no último sábado, dia 04, os foliões no Palácio das Esmeraldas. “É um orgulho, uma honra, uma distinção pessoal receber a coroa [do Divino Espírito Santo]”, disse depois de percorrer o Palácio, acompanhado pela primeira-dama Gracinha Caiado, pelo vice-governador Lincoln Tejota e por integrantes da folia. Católico praticante, Caiado afirmou que vai “recuperar e fortalecer a história do Estado de Goiás”.
Esta é a primeira vez na história que a Coroa da Folia do Divino Espírito Santo é recebida por um governador no Palácio das Esmeraldas. Situação semelhante também ocorria no Palácio Conde dos Arcos, onde desde a transferência da capital para Goiânia, em 1937, um governador não recebia a folia. “Fiz questão absoluta e vou estar todos os anos na cidade de Goiás para que possamos festejar aquilo que, indiscutivelmente, é a capital da Semana Santa em Goiás. Com todas as tradições e todas aquelas belezas, a celebração é uma agenda que encanta todos que visitam a cidade”, destacou Caiado.
A Folia do Divino é uma tradição realizada na cidade de Goiás desde o século XIX. É formada de devotos que carregam as insígnias do Espírito Santo, levando a mensagem do Cristo ressuscitado e do viver em esperança. Começando pelo Domingo de Páscoa, os foliões percorrem casa por casa, rezando, abençoando e também angariando donativos para a festa do Divino.
O presidente da Organização Vilaboense de Artes e Tradições, Rodrigo Passarinho, parabenizou o governador Ronaldo Caiado por resgatar a tradição e lembrou que há 40 anos a folia passa por Goiânia, mas até então nunca tinha visitado o Palácio das Esmeraldas. “Não adianta falar em desenvolvimento se a gente não tem história e não cultuamos o passado. Aprendemos no passado para fazer o presente. O senhor se espelhando na cidade de Goiás, no que ela conserva, está dando bons passos para a área da cultura, do desenvolvimento e a manutenção das nossas tradições, que no Estado de Goiás há 30 anos pede socorro. O senhor tem tudo nas mãos para começar a modificar isso. Começa-se na educação, na base, nisso aqui”, refletiu.
Passarinho afirma que desde o Domingo de Páscoa, quando governador deu início à folia recebendo a bandeira do Divino Espírito Santo e a coroa, Caiado está apoiando a reconstrução da “história da Festa do Divino”. Diz ainda que receber a folia na sede oficial do governo é um reconhecimento às tradições.
A primeira-dama Gracinha Caiado comemorou a visita dos foliões no Palácio. “Sou muito temente a Deus e o que sempre peço é sabedoria. É uma visita linda que reacende a história da Folia e resgata uma tradição de séculos do Estado. Nessa hora, pedimos ao Divino Espírito Santo que guie todo o governo e que possamos levar dignidade para todos os goianos”, agradeceu Gracinha.
Ao agradecer a visita dos foliões, Caiado lembrou as dificuldades enfrentadas para superar o déficit deixado pela gestão anterior e reafirmou que tem trabalhado, em parceria com toda a sociedade, para recuperar o Estado. “Quero construir com vocês o que for possível e não prometer o que não posso cumprir. Que nós possamos dividir as responsabilidades, dando prioridade àquilo que pra mim é fundamental: dar dignidade ao povo, com saúde, educação, segurança pública e oportunidade de emprego. É isso que me move como governador do Estado”, afirmou. “O Divino Espírito Santo vai nos guiar, para que possamos mostrar ao Estado de Goiás e ao Brasil que fazendo aquilo que é o justo, e com a consciência tranquila, a gente está fazendo pelo bem do povo”, completou.
Também participaram da recepção à folia o senador Jorge Kajuru e os secretários Edival Lourenço (Cultura) e Valéria Torres (Comunicação).
Secom – Governo de Goiás