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Grupo Levvo, franqueada do McDonald´s no DF, vira “cliente” do Projeto Integrador dos alunos de Publicidade e Propaganda do IESB

Para realizar o Projeto Integrador neste semestre, os alunos do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário IESB tiveram como cliente o Grupo Levvo, responsável por diversas franquias do McDonald´s no Distrito Federal e Goiás. O desafio era criar campanhas promocionais com ações de endomarketing, redes sociais e incentivo de venda delivery, apresentando, na prática, ações de publicidade e propaganda para impulsionar ainda mais a visibilidade do grupo local e da marca conhecida mundialmente.

“O grupo Levvo tem várias demandas em diferentes áreas e fomos decidindo, junto com todos os professores, qual produto seria trabalhado em cada turma”, explica Nicolas Caballero, coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda no IESB.

Para esta ação, o 1º semestre trabalha com soluções de marketing para a saúde emocional dos colaboradores e excelência em atendimento; o 3º semestre com a cultura de inclusão dos colaboradores; o 4º com a segurança nas lojas no período pandêmico; o 5º semestre se dedica à campanha do Instituto Levo, voltado para questões sociais; já no 6º semestre, os alunos estão apresentando estratégias para as redes sociais, tanto do McDonald´s quanto do grupo Levvo; o 7º semestre o Delivery e Drive-thru; e o 8º semestre o cliente livre.

Entre os trabalhos, um grupo de estudantes apresentou para a Levvo o desafio do Bungee Jumping, como proposta de mostrar a importância da coragem para instigar empreendedores de sucesso a se reinventar neste momento de pandemia. Além disso, trouxeram uma nova campanha visual como meta para alavancar o número de seguidores nas redes sociais. “Criamos posts com ideia de nostalgia. Stories que buscam interação e engajamento para melhorar o relacionamento com a marca”, explicou a estudante Maria Clara Couto dos Anjos. Quiz, ações com influenciadores e frases de efeito, como “Tudo passa nessa vida, menos fome de Méqui” também foram pensadas para conquistar mais fãs no Instagram.

Outro grupo traçou estratégias para destacar a Levvo como referência no empreendedorismo, contando a sua trajetória de sucesso e deixando claro ao público do que se trata a empresa, missão, objetivos e conquistas. “O McDonald’s já é uma marca posicionada no mundo inteiro e foi um desafio traçar novas estratégias. Nosso conceito foi: ‘a vida é feita de momentos’. Entre as ações fictícias, pedíamos que as pessoas compartilhassem suas experiências nos restaurantes da marca, usando todos os recursos disponíveis no Instagram, como o carrossel, IGTV, stories e caixa de perguntas porque sabemos que a rede gera mais engajamento quando esses artifícios próprios são trabalhados”, afirmou a estudante Anna Luiza de Mendonça.

Pensando no momento da pandemia, a aluna Luiza Cascaes mostrou ainda a ideia de uma cozinha à mostra no restaurante para que as pessoas possam ver os alimentos sendo produzidos com mais segurança. “Pensamos novas estratégias para impulsionar um consumo mais rotativo e estimular o uso dos espaços abertos e evitar aglomerações”, compartilhou a estudante.

Para a professora Kátia Balduíno de Souza, os alunos conseguiram apresentar, na prática, o que realmente é uma campanha. “Gostei muito do que eles trouxeram sobre o território da marca, por exemplo, pois ter metas e delimitar o espaço é fundamental em uma estratégia de marketing. Todos os trabalhos apresentaram ações muito bem pensadas”, afirmou a professora.

As apresentações dos trabalhos foram acompanhadas de perto por representantes do grupo Levvo. “Foi uma experiência enriquecedora participar da iniciativa. Todos nós percebemos o quanto os alunos do IESB estão dedicados, empenhados e fizeram trabalhos fantásticos. Parabenizo também os professores que estão conduzindo as atividades, que já estão gerando muitas ideias, as quais podemos levar para frente e implementar”, disse Davi Moura, assistente de marketing do grupo Levvo.

A importância do Projeto Integrador

O Projeto Integrador do IESB é uma disciplina que reúne professores e alunos de todos os semestres dos cursos da Instituição. Em Publicidade e Propaganda eles têm que cumprir objetivos e demandas para transformar isso em uma campanha publicitária. Todo o conhecimento no final de cada semestre no curso é quantificado por meio deste trabalho, obrigatório a todos os semestres.

“O nosso diferencial aqui no IESB é que isso não ocorre apenas no final do curso, como em muitas instituições tradicionais. Essas práticas são realizadas desde o primeiro semestre e ao longo de toda a trajetória do aluno no curso. Então, o crescimento acadêmico e profissional desses estudantes é muito alto, pois eles estão lidando com briefing e mercado real. É por isso que se chama Projeto Integrador. Ele pretende integrar todas as disciplinas de cada matéria e resultar em uma campanha publicitária”, explica Júnior Mariz, professor do curso de Publicidade e Propaganda do IESB.

Os principais benefícios para o estudante são: contato real com o cliente; oportunidade de aprimorar o trato na apresentação; e preparação de materiais e argumentos. Além disso, os alunos passam a ser vistos no mercado de trabalho, aumentando a empregabilidade porque eles ganham este reconhecimento da prática aliada ao processo de ensino e aprendizagem. “Durante os 11 anos do projeto, já foram criadas campanhas para clientes como Cufa, Comitê Paralímpico Brasileiro, Brasal Coca-Cola, Correios, Café do Sítio, Unicef, Creme Mel, entre tantas outras empresas, além do próprio IESB. Ou seja, os alunos estão montando o seu portfólio com clientes reais e de grandes nomes no mercado nacional e internacional”, completa Nicolas Caballero, coordenador do curso.

Premiação

Quer ver como os alunos se saíram neste desafio? Os projetos vencedores do curso serão apresentados no dia 23/6, às 20h, durante transmissão ao vivo no Youtube. O evento é aberto ao público e pode ser acessado no link:

https://www.youtube.com/watch?v=ogNobX29JaE