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Hospital Anchieta recebe selo pelas boas práticas em Segurança do Paciente

O Hospital Anchieta foi agraciado com o Selo Segurança do Paciente, premiação que tem por finalidade incentivar a adoção de boas práticas, visando a segurança do paciente nas instituições de saúde, por meio da implementação de processos eficazes para prevenção, detecção e resposta a incidentes e eventos adversos.

Nesta quinta-feira, 5, equipes da Epimed Solutions em parceria com o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP), estiveram em Brasília, para a entrega da certificação aos gestores do hospital.

A adoção de boas práticas na gestão de incidentes, incluindo a notificação, classificação, investigação e tratativa de eventos adversos é realizada por meio do sistema Epimed Monitor Segurança do Paciente. A ferramenta  permite ainda a identificação e comunicação precoce de circunstâncias de risco.

O diretor técnico do Hospital Anchieta Taguatinga, Deivson Mundim, destaca que incorporar esses hábitos é fundamental para o processo de aprendizagem hospitalar e para a oferta de um serviço de assistência mais seguro e de melhor qualidade. 

“Quando falamos de foco no paciente, não estamos tratando só da qualidade técnica assistencial, mas na segurança de todos os componentes desse selo, o que faz com que a instituição se antecipe ao risco, mapeando e estabelecendo processos que mitiguem a incidência  ou a consolidação de algum dano ou que coloque a  integridade do paciente em risco”, afirma o diretor.

Mundim afirma, também, que é necessário cultivar um ambiente de segurança psicológica e incentivo às notificações, que são instrumentos indispensáveis à gestão do risco e à implementação dos processos de melhoria. 

Diretor médico corporativo do grupo Kora Saúde,  Dario Ferreira observa que a assistência à saúde é muito complexa.

“Alguns estudioso comparam a complexidade de um hospital  às indústrias  mais difíceis. A importância desse certificado é que podemos  identificar possíveis falhas e corrigir a tempo. O selo  mostra que estamos fazendo da melhor forma possível”, comemora Dario.

Para a fundadora e diretora de Novos Negócios do IBSP,  Karina Pecora,  é fundamental que os profissionais de saúde façam a notificação e identifiquemos potenciais   eventos adversos ou que possam causar algum dano para pacientes.  “O IBSP chancela esse processo por ser  um apoiador do movimento internacional e nacional da Segurança do Paciente”, finaliza.