Com o intuito de melhorar o bem-estar dos pacientes internados na unidade e de seus acompanhantes, a gestão do Hospital Cidade do Sol (HSol) resolveu promover uma tarde descontraída. “Realizamos uma votação entre os pacientes, que escolheram um filme para ser exibido durante o horário de visita”, conta a coordenadora da equipe multidisciplinar, Camila Frois.
Com a supervisão de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, todas as camas e poltronas da ala da enfermaria foram dispostas em frente às TVs a fim de que todos pudessem aproveitar o momento de descontração. “Com a supervisão da nutricionista e da fonoaudióloga oferecemos pipoca e suco para os pacientes e acompanhantes, tentando aproximar a experiência à de uma sessão de cinema”, contou Flávio Amorim, gerente do HSol.
A ideia da ação é promover a humanização no ambiente hospitalar. “Eventos mais descontraídos como esse ajudam a minimizar o estresse da internação hospitalar e, de certa forma, melhoram o bem-estar de nossos pacientes e seus acompanhantes”, explicou Flávio. Com a realização dessa primeira sessão, a ideia agora é repetir o evento a cada quinze dias.
A ação fez sucesso entre os pacientes e acompanhantes. Juraci da Costa Santos, acompanhante da sua esposa Aline Vidal Ataíde, se deslumbrou com a iniciativa e com o tratamento recebido no Hospital Cidade do Sol. “Desde quando você entra aqui, o atendimento é 100% maravilhoso. Não se acha tratamento como esse no Brasil em lugar nenhum. Esse hospital teria de servir como modelo para o nosso País”, disse Juraci, emocionado.
A Superintendente do Hospital Regional de Santa Maria, Eliane Abreu, esteve no Hospital Cidade do Sol prestigiando o evento e exaltou a ação. “É com iniciativas assim que a gente acredita que a gente vai conseguir entregar a melhor experiência para o paciente. A equipe do HSol está de parabéns. Eu sou admiradora desse time e sabem que o cuidado centrado no paciente faz toda a diferença.
texto por Bruno Laganá
fotos por Davidyson Damasceno