Mais dez leitos de internação foram abertos no Hospital de Base (HB), no sétimo andar, nesta segunda-feira (16). Com a entrega, o hospital ganha, neste ano, 36 novas vagas de internação – em abril, o sétimo andar, fechado desde 2018, foi reaberto, o que propiciou a inauguração de 26 leitos no pavimento.
São duas enfermarias, com quatro leitos cada uma, além de outras duas enfermarias de isolamento. Nos dez leitos recém-inaugurados, serão atendidos os pacientes da unidade de pneumologia, que funcionava com nove leitos no décimo andar – onde, com a saída da pneumologia, a unidade da oncologia passará a operar com mais nove leitos, passando de 42 para 51.
Assistência melhora
“Cada leito que abrimos para atender a população faz uma diferença muito grande”, reforça Francisco Araújo, diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), que administra o Hospital de Base. “Sabemos que há uma busca enorme por vagas em toda a rede. No fim do ano, sabemos que a tendência em vários lugares é diminuir a produtividade, mas nós temos uma bateria de entregas e muitas ações, com foco em 2020. Esta é uma delas.”
O superintendente do HB, Antônio Bonaparte, destaca que, para o corpo clínico, essa entrega é fundamental. “Conseguiremos melhorar a assistência, porque vamos desafogar o pronto-socorro e melhorar a acomodação do paciente, o que faz a diferença no tratamento”, explica.
* Com informações do Iges-DF