Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Hospital de Base recebe visita de comitiva internacional da USAID (EUA) para discutir estratégias em prevenção a infecção hospitalar

O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) recebeu na última sexta-feira (14) a visita da comitiva internacional da USAID, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional. O grupo foi chefiado pelo diretor-assistente de Saúde Global da USAID, Dr. Atul Gawande, especialista em segurança de procedimentos cirúrgicos e autor de diversos livros best-sellers da área como Checklist – Como Fazer As Coisas Benfeitas e Mortais: Nós, a medicina e o que realmente importa no final.

A comitiva, composta de 13 pessoas, com o apoio da Embaixada dos EUA, veio ao Hospital acompanhada de membros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), para conhecer o trabalho que tem sido desenvolvido na unidade sobre controle das infecções hospitalares. Anteriormente, eles visitaram hospitais públicos no Amazonas.

Segundo o infectologista do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar (NCIH), Dr. Tazio Vanni, em 2023 o Hospital de Base recebeu a visita de Dra Mandy Cohen, diretora-geral do Center for Disease Control, o CDC. “A partir dessa visita foi estabelecido um projeto de pesquisa que tem ajudado as equipes do Hospital de Base a controlar ou mitigar o problema das bactérias multirresistentes no ambiente hospitalar e também a ajudar a reduzir as infecções”, diz Tazio.

“A vinda do Dr Atul oferece uma oportunidade de discutirmos com uma das maiores autoridades mundiais em segurança do paciente sobre estratégias inovadoras para a redução de infecções hospitalares, além de prospectar futuros projetos conjuntos com USAID, bem como replicar o que tem sido realizado aqui com sucesso para outros centros de saúde”, explicou Tazio. O coordenador do NCIH e responsável pelo projeto, Dr Julival Ribeiro, também apresentou uma nova estratégia para a prevenção de infecções do sítio cirúrgico que está sendo implementada no HBDF e que poderá reduzir em até 35% estas infecções.

Após esse momento, a comitiva conheceu como o projeto em parceria com o CDC tem sido aplicado com uma visita in loco na unidade de hematologia, pelo laboratório de microbiologia e na UTI Trauma/Geral. O Dr Atul Gawande aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas, entender melhor alguns processos e dados e conversou com alguns profissionais.

 Ainda segundo o Dr. Tazio, a visita foi bem proveitosa e pode gerar bons resultados para o Hospital de Base, com a realização de novos projetos dentro da área, dessa vez com o apoio da USAID. “O Dr. Atul Gawande gostou de muitas coisas do que viu e fez sugestões bastante construtivas”, contou.

Por: Bruno Laganá 

Fotos: Alberto Ruy/ IgesDF