Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Hospital de Campanha de Águas Lindas começará a funcionar em maio

Águas Lindas de Goiás receberá o primeiro Hospital de Campanha do Governo Federal. A escolha do município foi uma solicitação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que junto ao prefeito de Águas Lindas, e presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB), Hildo do Candango estudaram medidas para combater a disseminação do coronavírus no Entorno do DF.

O hospital de campanha está sendo construído em uma área central da cidade, de fácil acesso localizada no setor Mansões Olinda. De acordo com a parceria firmada entre o Governo Federal e o Estado de Goiás, o município ficou com os trabalhos de terraplanagem, instalações elétricas, roçagens manual e mecânica. O restante da estrutura ficou a cargo da União.

A planta do hospital teve como base o Hospital de Campanha montado no estádio Pacaembu, em São Paulo, e passou por algumas alterações no distanciamento entre os leitos e também sistema de oxigênio e comprimido para os pacientes para garantir a biossegurança dos profissionais de saúde e dos pacientes.

A construção teve início no dia 7 de abril e contará com 5 mil m². A obra segue em ritmo acelerado. O galpão menor já está pronto e vai ser usado pelos profissionais de saúde com dormitório, refeitório, banheiro e a parte de higienização. O outro galpão terá 200 leitos que poderão ser adaptados para unidades de terapia semi-intensiva, 40 leitos já começa a funcionar com respiradores, difusores e bomba difusão.

É importante ressaltar que a unidade receberá somente aqueles pacientes regulados de outras unidades de Saúde. A prefeitura fornecerá três ambulâncias e garantirá exames laboratoriais e de imagem.

De acordo com Hildo do Candango, o Hcamp terá capacidade de atender os pacientes do Entorno e de algumas regiões de Brasília. “Esse hospital veio na hora certa! Nossa expectativa é atender os municípios do Entorno e se necessário atender algumas cidades administrativa de Distrito Federal. Estamos nos preparando para ter uma estrutura de atendimento especializado para nossa população”, declarou.

Na próxima semana o governo de Goiás espera concluir a compra dos equipamentos e insumos e a contratação de 400 profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e outros.

O novo hospital vai atender pacientes de pelo menos sete municípios do Entorno: Águas Lindas de Goiás, Santo Antônio, Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Luziânia, Cidade Ocidental e Cristalina. Juntos, os municípios têm uma população estimada em 1,2 milhão de habitantes. Se necessário, este hospital poderá atender pacientes do Distrito Federal.