Embora o Centro-Oeste do Brasil seja uma região de temperaturas elevadas na maior parte do ano, existem meses do outono e inverno com clima mais rigoroso e temperaturas frias. Em 2021, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em algumas cidades da região os termômetros podem chegar à marca dos 12°C.
Pensando em quem vive em algum tipo de vulnerabilidade social, a Comissão de Responsabilidade Social, em conjunto com o departamento de Recursos Humanos (RH) do Hospital Regional de Formosa, que é administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), iniciou a campanha de agasalho deste ano.
“Uma noite sem passar frio faz muita diferença para essas pessoas. Por isso, realizamos esse trabalho voluntário com muita gratidão em nossos corações”, disse Talita Monteiro, auxiliar administrativa do RH da unidade.
Campanha do Agasalho
Ao longo de 2021, movidos pelo espírito do voluntariado e o desejo de ajudar o próximo intensificada pela pandemia, muitos colaboradores do HRF abraçaram a campanha do agasalho da unidade. Com isso, a expectativa para os próximos dias é atender um número expressivo de famílias.
O hospital disponibilizou um posto de coleta para receber as doações de moletons, calças, luvas, toucas, cobertores, lençóis, travesseiros ou qualquer tipo de roupa de frio. O projeto aceita donativos dos munícipes e colaboradores. Para participar, basta levar a doação até a unidade e deixar no almoxarifado, com a responsável, Aline Ferrão.
Esse exemplo de empatia praticado pelos colaboradores do Hospital Regional de Formosa, reforça a ideia de que doar amor, atenção e um pouco do nosso tempo a quem tanto precisa, faz toda diferença para quem recebe, mas também para que ajuda.
Pesquisas recentes mostram que pessoas que ajudam os outros tornam-se realizadas e mais felizes. O ato de doar contribui efetivamente com a transformação para o melhor da sociedade, das instituições e, principalmente das próprias pessoas. Doar vai muito além de transferir gratuitamente um bem, objeto ou dinheiro. É um ato de desprendimento, renúncia, entrega e amor ao próximo.
Por isso, a equipe de Comissão de Responsabilidade Social do HRF se organiza, periodicamente, e realiza a entrega pessoalmente das doações às famílias obedecendo todos os protocolos sanitários.
Para Talita, percorrer vários quilômetros por estrada de terra, com pouca ou quase nenhuma iluminação, e entregar donativos às pessoas que têm muito pouco, é gratificante.
“Muitas vezes nos desdobramos para conseguir atender tanta gente. Às vezes o lugar é de difícil acesso, mas quando chegamos e entregamos as doações, saímos com a sensação de dever cumprido”, contou a auxiliar administrativa.
Outono e inverno
O outono – transição entre o verão e o inverno, que se inicia em março e termina em junho – é a estação em que em algumas regiões do Brasil, as chuvas cessam e dão lugar às geadas.
É durante este trimestre que pessoas expostas socialmente começam a necessitar de ajuda. De forma geral, elas vivem em situação de rua ou em moradias precárias com o mínimo para sobreviver.
Com a chegada do inverno, no começo de junho, as temperaturas caem ainda mais. Dessa forma, as campanhas de doação de agasalho são extremamente importantes, como ressaltou Aline Ferrão, almoxarife do HRF.
“Essa é uma época fria e, infelizmente, muitas pessoas não têm o que vestir. Nosso papel é o de acolhimento ao estender as mãos para ajudá-las da melhor forma possível”, finalizou Ferrão.
SERVIÇO
A Comissão de Responsabilidade Social do Hospital Regional de Formosa recebe as doações de agasalhos, toucas, luvas, calças, cobertores e demais roupas de frio, por meio do almoxarifado da unidade, de segunda à sexta, das 07 às 17 horas e, à noite, procurar por um supervisor de plantão.
Local: Av. Maestro João Luiz do Espírito Santo, S/n – Parque Laguna II, Formosa – GO, 73814-025
Sobre o HRF
O Hospital Regional de Formosa foi estadualizado em abril de 2020. O processo teve início em agosto de 2019 e passou pela aprovação da Câmara dos Vereadores e da Assembleia Legislativa. O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED assumiu a gestão, em junho, com o compromisso de ampliar o atendimento à população instalando 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19.
As obras estão em andamento e durante o processo de regionalização a população continuará contando com os serviços de Pronto Socorro 24 horas, clínica médica, ortopedia e atendimento a gestantes. Passada a urgência da pandemia o Hospital com melhorias na infraestrutura ficará para a região, ampliando as opções de atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).